Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Renner é o órgão de deliberação colegiada, responsável pela formulação e monitoramento para implantação das políticas gerais de negócios da Companhia, incluindo a sua estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos diretores da Renner. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é também responsável pela contratação dos auditores independentes.

A maioria das decisões do Conselho de Administração é tomada pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião. Todavia, o Estatuto Social da Renner prevê quórum qualificado de dois terços para deliberação de algumas matérias como proposta de recompra, resgate, reembolso ou amortização de ações; proposta de criação ou emissão de bônus de subscrição ou instrumentos conversíveis em ações; proposta de mudança do objeto social da Companhia; proposta de incorporação da Companhia em outra, incorporação de outra sociedade pela Companhia, incorporação de ações envolvendo a Companhia, sua fusão ou cisão; proposta de liquidação, dissolução ou extinção da Companhia ou cessação do estado de liquidação da Companhia; e proposta de participação da Companhia em grupo de sociedades. No caso de empate na votação, o Presidente do Conselho de Administração tem voto de qualidade.

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, o Conselho de Administração deve no mínimo, 5 (cinco) e, no máximo, 9 (nove) membros, em sua maioria por membros externos, eleitos pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 1 (um) ano, permitida a reeleição, dos quais, no mínimo, 2 (dois) Conselheiros ou 1/3 (um terço) da totalidade dos membros, o que for maior, deverão ser Conselheiros Independentes. Conselheiro Independente é aquele definido como tal no Regulamento do Novo Mercado da B3, devendo a caracterização dos indicados ao Conselho de Administração como Conselheiros Independentes ser deliberada na Assembleia Geral que os eleger, sendo também considerado(s) como independente(s) o(s) Conselheiro(s) eleito(s) mediante faculdade prevista pelo Artigo 141, §§4º e 5º da Lei das Sociedades por Ações. Os conselheiros são eleitos individualmente em Assembleia Geral Ordinária de acionistas por um prazo de um ano, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento pelos acionistas da Renner reunidos em Assembleia Geral. A investidura nos cargos far-se-á por termo lavrado em livro próprio, assinado pelo administrador empossado, que deve contemplar sua sujeição à cláusula compromissória referida no Estatuto Social da Companhia e sua anuência ao Regulamento do Novo Mercado, dispensada qualquer garantia de gestão e condicionada à subscrição do Código de Conduta da Companhia e do Regimento Interno do Conselho de Administração, bem como a declaração de que trata a Instrução CVM nº 358, de 03.01.2002.

No mais, em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, membros do Conselho de Administração estão proibidos de votar em qualquer Assembleia de acionistas, ou ainda de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais este tenha um conflito de interesses com a Companhia.

Na Assembleia Geral Ordinária de 18 de abril de 2019 foram eleitos os Conselheiros da Companhia. O Presidente do Conselho de Administração é o Sr. José Galló e o Vice-Presidente é o Sr. Osvaldo Burgos Schirmer.

Nome Idade (1) Posição Data da primeira eleição
José Galló 67 Presidente do Conselho de Administração 26/04/1998

José Galló (67). - Eleito Presidente do Conselho de Administração em 18 de abril de 2019. Atua como membro do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 1998, tendo ocupado a posição de Presidente desse Conselho entre os anos 1999 e 2005 e é, atualmente, Presidente do Comitê Estratégico e membro do de Sustentabilidade. Foi Diretor Superintendente da Lojas Renner S.A., de setembro de 1991 até março de 1999, quando foi eleito Diretor Presidente, cargo que ocupou até abril de 2019. Atua no varejo há mais de 30 anos, tendo sido membro Conselho de Administração do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). É membro do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car S.A. desde outubro de 2010, tendo sido eleito Vice-Presidente desse Conselho em abril de 2019; do Itaú Unibanco Holding S.A. desde abril de 2016 e da Ultrapar Participações S.A. desde abril de 2019. Foi membro do Conselho de Administração da SLC Agrícola S.A. de abril de 2007 até maio de 2016.Foi Diretor da Renner Administradora de Cartões de Crédito Ltda., da Dromegon Participações Ltda., da Realize Participações S.A. e da Realize Crédito, Financiamento e Investimento S.A., todas empresas ligadas a Lojas Renner S.A.. Também foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto Lojas Renner de junho de 2008 a abril de 2019. Atualmente é embaixador da Endeavor Brasil no Rio Grande do Sul. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em 1974.

Osvaldo Burgos Schirmer* 68 Vice-Presidente do Conselho de Administração 20/04/2012

Osvaldo Burgos Schirmer (68). Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2012 e foi Presidente do Conselho de abril de 2013 a 18 de abril de 2019. Em 18 de abril de 2019 foi eleito Vice-Presidente do Conselho de Administração. É Presidente do Comitê de Pessoas, além de Membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos da Companhia. Trabalhou no Grupo Gerdau de 1986 a janeiro de 2013 e foi nomeado Diretor Financeiro em 1987. Foi Vice-Presidente Executivo do Comitê Executivo da Gerdau S.A., de 2002 a Janeiro de 2013. Foi ainda Vice-Presidente de Finanças e Controladoria e Diretor de Relações com Investidores da Gerdau S.A. É membro independente do Conselho de Administração da SLC Agrícola S.A., desde junho de 2013, da Estácio S.A., desde abril de 2016, posição que acumula com a de Coordenador do Comitê de Auditoria e Finanças, e da CMPC Celulose, desde junho de 2016. É Conselheiro consultivo da SLC Participações, "holding" familiar fechada do Grupo SLC, desde abril de 2017 e membro do Conselho de Administração da Marcopolo e coordenador do Comitê Financeiro desde abril de 2018. Fundador e Partner da SBA - Schirmer and Associates Business Advisors, desde janeiro de 2013. É membro do Conselho da American Chamber of Commerce do Estado do Rio Grande do Sul e Vice-Presidente da American Chamber of Commerce de São Paulo, desde fevereiro de 2013. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Business Administration pela Southern Illinois University (EUA) e tem vários cursos de especialização, dentre eles um na Harvard Business School (EUA) em Administração para Senior Management.

Carlos Fernando Couto de Oliveira Souto* 51 Membro do Conselho 16/04/2015

Carlos Fernando Couto de Oliveira Souto (51). Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2015, foi Vice Presidente do Conselho de abril de 2016 até 18 de abril de 2019 e, atualmente, é membro do Comitê de Pessoas e do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos. É sócio, fundador e CEO, desde 2013, do escritório de advocacia Souto, Correa, Cesa, Lummertz & Amaral Advogados. É membro dos Conselhos da YPO (Região LAC), Associação Escola Panamericana de Porto Alegre (PAS), da Câmara Americana de Comércio - Porto Alegre (AMCHAM) e do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (HMV). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1989, com especialização em Filosofia e Economia Política pela PUC/RS; participou do programa Direito da Economia e da Empresa, da FGV, e da pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público; é formado pelo OPM da Harvard Business School (HBS), incluindo o módulo em Shanghai.

Fábio de Barros Pinheiro* 58 Membro do Conselho 22/08/2014

Fábio de Barros Pinheiro (58). Membro Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde agosto de 2014 e, atualmente, é Presidente do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos. É membro Independente do Conselho de 147 Administração do Banco Pan S.A. desde 2013, Presidente do Conselho de Administração da Itsseg Seguros Inteligentes S.A. desde janeiro de 2016, Membro Independente do Conselho de Administração da Estre Ambiental Inc desde Janeiro de 2018 e Membro independente do Conselho da CPSEC (Cia Paulista de Securitização). Foi membro Independente do Conselho de Administração da Galvani Indústria, Comércio e Serviços S.A. e Presidente dos Conselhos do Grupo Diletto e da Eneva S.A. Foi Diretor Gerente do Banco UBS Pactual S.A. Foi membro Independente do Conselho de Administração da Laticínio São Vicente de Minas S.A. de 2013 a 2018. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (Brasília, DF) em 1982 e fez MBA na Indiana University (Indiana - EUA), em 1992.

Alexandre Vartuli Gouvea* 59 Membro do Conselho 17/07/2019

Alexandre Vartuli Gouvea (59). Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde julho de 2019 e, atualmente, é membro do Comitê Estratégico. É sócio sênior da McKinsey & Company. Durante seus 29 anos na McKinsey, atendeu clientes em serviços financeiros, varejo, telecomunicações, indústria química e metais e mineração, em temas estratégicos, organizacionais, operacionais, fusões e expansão internacional. Mais recentemente, desenvolveu e liderou a Prática RTS na América do Sul, que oferece uma abordagem comprovada para mudanças transformacionais em clientes que buscam melhorias de desempenho radicais, rápidas e sustentáveis. Desde que ingressou na McKinsey, trabalhou em toda a América Latina, nos Estados Unidos, no Canadá e na Turquia. Desde 2013, é membro do Conselho do Habitat for Humanity Internacional. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e possui MBA em Estratégia pela UCLA Anderson School of Management (1990).

Christiane Almeida Edington* 53 Membro do Conselho 19/04/2018

Christiane Almeida Edington (53). Membro independente do Conselho de Administração da Lojas Renner e membro do Comitê Estratégico desde abril de 2018. Sólida experiência de 30 anos em várias áreas da Tecnologia da Informação e 8 anos liderando a área de processos organizacionais e de negócios em empresas de grande porte. Desde fevereiro de 2019 é Presidente da Dataprev, empresa pública, que fornece soluções de Tecnologia da Informação, sendo responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira. É membro do Conselho da CIONET desde jan/2016), rede mundial de líderes de tecnologia da Informação. Atua como conselheira no Programa Winning Women Brasil, promovido pela EY. Foi Conselheira Consultiva na ZUP IT INNOVATION, de abril de 2016 a fevereiro de 2019. Atuou como membro do Comitê Estratégia da Oesia Grupo, de janeiro de 2017 a outubro de 2018. Foi Membro do Conselho de Administração da LIQ S.A., de janeiro de 2017 a janeiro de 2018. Foi Diretora Executiva de Sistemas de Informações (CIO) da Telefônica Vivo, de março de 2011 até abril de 2016. Foi Diretora Geral de Sistemas de Informações (CIO) da Vivo S.A., de 2008 até 2011. Foi Diretora de Sistemas de Informação - CIO da Tele Leste Celular Participações (Telebahia Celular e Telergipe Celular) - Grupo Telefônica, de 1998 a 2003. Início da carreira na Telecomunicações da Bahia S.A (Telebahia) - Empresa do Grupo Telebrás, tendo de 1985 a 1998, passado por várias funções técnicas e gerenciais. Membro do Grupo CIO Solidário e participante do Projeto Educacional Brasil. Graduada em Processamento de Dados - Escola Baiana de Processamento de Dados (1985); Pós-graduação em Engenharia de Software - Universidade Federal da Bahia (1994); Master em Gestão Empresarial - Fundação Dom Cabral (2000); Gestão de Pessoas - Universidade de São Paulo (2001); MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas (2002); IESE Business School - Universidad de Navarra - Advanced Management Program (2002); MBA em Governança de TI - Instituto de Pesquisas Tecnológicas/USP (2007); Governança Corporativa, Conselho de Administração - IBGC (2016).

Thomas Bier Herrmann* 68 Membro do Conselho 19/04/2017

Thomas Bier Herrmann (68). Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2017 e, atualmente, é Presidente do Comitê de Sustentabilidade e membro do Comitê de Pessoas. Exerce suas atividades profissionais há 44 anos no Grupo Renner Herrmann S.A. Desde 1997, é o Diretor Presidente da Renner Herrmann S.A. Foi membro do Conselho de Administração da Lojas Renner, de abril de 1991 a dezembro de 1998. Foi Conselheiro da Iochpe-Maxxion S/A de janeiro de 2008 a março de 2015. Integra o Conselho Superior da Associação do Aço do Rio Grande do Sul e o Conselho de Administração do Hospital Moinhos de Vento, tendo sido Presidente de 1999 a 2005. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre.

Juliana Rozenbaum Munemori* 42 Membro do Conselho 19/04/2017

Juliana Rozenbaum Munemori (42). Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2017 e, atualmente, é membro do Comitê Estratégico. Desde julho de 2013, é membro do Conselho de Administração da Arezzo&Co e Coordenadora do Comitê de Estratégia. Desde junho de 2016, é membro independente do Conselho de Administração da Duratex S.A, além do Comitê de Auditoria e Gerenciamento de Riscos e do Comitê para Avaliação de Transações com Partes Relacionadas. Desde abril de 2018 é membro independente do Conselho de Administração da EDP - Energias do Brasil S.A., do Comitê de Governança Corporativa e Partes Relacionadas, e do Comitê de Inclusão e Diversidade. Desde dezembro de 2018 participa do Comitê de Estratégia da Suzano Papel e Celulose S.A. e, desde janeiro de 2019, é membro do Conselho Consultivo da Eurofarma Laboratorios S.A. Acumulou 13 anos de experiência em Sell Side Equity Research, com foco primordial em empresas do setor de consumo e varejo. Passou por algumas instituições financeiras entre 2000 e maio de 2013, mas primordialmente no Itaú BBA. Entre 2013 e 2017, atuou como consultora em projetos de consumo e varejo do Investment Banking do Itaú BBA. Ao longo dos anos, foi várias vezes premiada pela Institutional Investor por sua cobertura dos setores de varejo e bens de consumo. Anteriormente, atuou como economista no Buy Side de instituições como JGP, Pactual e Icatu. Faz parte do Conselho Consultivo da GoCase e Uatt, empresas de Empreendedores Endeavor, organização da qual é mentora ativa. Graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e detém a designação CFA.

Regimento Interno do Conselho de Administração

* Membro Independente

(1) Atualizado em 27/05/2019

Diretoria

Os Diretores da Renner são os seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria da Renner deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos membros do Conselho de Administração poderão ocupar cargo na Diretoria. Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração da Renner com mandato de dois anos, permitida a reeleição e podendo, a qualquer tempo, serem por ele destituídos.

Segundo o Estatuto Social da Lojas Renner, a Diretoria, cujos membros serão eleitos e destituíveis a qualquer tempo pelo Conselho de Administração, será composta de 4 a 8 Diretores, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Administrativo e Financeiro, um Diretor de Operações, um Diretor de Produto, um Diretor de Recursos Humanos, um Diretor de Tecnologia da Informação e Gestão e os demais sem designação específica, todos com prazo de mandato de 2 anos, permitida a reeleição. O Conselho de Administração designará um dos Diretores da Companhia para a função de Diretor de Relações com Investidores. A investidura nos cargos far-se-á por termo lavrado em livro próprio, assinado pelo administrador empossado, que deve contemplar sua sujeição à cláusula compromissória referida no Estatuto Social da Companhia e sua anuência ao Regulamento do Novo Mercado, dispensada qualquer garantia de gestão e condicionada à subscrição do Código de Conduta da Companhia e do Regimento Interno da Diretoria, bem como a declaração de que trata a Instrução CVM nº 358, de 03.01.2002.

A Diretoria tem todos os poderes para praticar os atos necessários ao funcionamento regular da Companhia e à consecução do objeto social, por mais especiais que sejam, inclusive para alienar e onerar bens do ativo permanente, renunciar a direitos, transigir e acordar, observadas as disposições legais ou estatutárias pertinentes. Cada Diretor tem dever de assistir e auxiliar o Diretor Presidente na administração dos negócios da Companhia e exercer as atividades referentes às funções que lhes tenham sido atribuídas pelo Conselho de Administração, além de suas funções específicas listadas abaixo:

  • Compete ao Diretor Administrativo e Financeiro, de forma geral, gerir e administrar a área administrativa, estabelecendo políticas específicas para a área, e em especial, gerir as atividades financeiras da Companhia e de suas controladas, bem como consolidar e acompanhar o orçamento da Companhia;
  • Compete ao Diretor de Recursos Humanos, gerir e administrar as áreas de recursos humanos e de sustentabilidade, estabelecendo políticas específicas para as áreas;
  • Compete ao Diretor de Produto, de forma geral, gerir e administrar a área de produto, estabelecendo políticas específicas para a área, e em especial, firmar contratos de compras de mercadorias, estipulando preços, prazos e condições, bem como sua distribuição e remanejamento entre as diversas lojas da Companhia;
  • Compete ao Diretor de Operações, de forma geral, gerir e administrar a área de operações, estabelecendo políticas específicas para a área, e em especial, administrar a área de logística e centros de distribuição, coordenar e administrar as atividades operacionais das lojas e manutenção dos processos operacionais da Companhia;
  • Compete ao Diretor de Tecnologia da Informação e Gestão, gerir e administrar a área de tecnologia da informação e gestão, estabelecendo políticas específicas para a área, responsabilizando-se pela definição de estratégia, desenvolvimento e implementação de sistemas e soluções em consonância com as necessidades do negócio da Companhia, gestão das redes de comunicação de dados, voz e imagem, além da automação dos processos da Companhia;
  • Compete ao Diretor de Relações com Investidores, gerir e administrar a área de relações com investidores, estabelecendo políticas específicas para a área, prestando informações ao público investidor, à Comissão de Valores Mobiliários e às Bolsas de Valores e mercados de balcão organizado em que a Companhia estiver listada e mantendo atualizado o registro de companhia aberta da Companhia, cumprindo toda a legislação e regulamentação aplicável às companhias abertas.

Atualmente, a Diretoria da Companhia é formada pelos membros abaixo, os quais possuem mandato vigorando até a Assembleia Geral Ordinária de 2020 quando será votada a eleição dos Diretores. Abaixo, são apresentados os Diretores:

Nome Idade (1) Posição Data da primeira eleição
Fabio Faccio 46 Diretor-Presidente e Diretor Interino de TI e Gestão 18/04/2019

Fabio Adegas Faccio (46) - Eleito Diretor Presidente em 18 de abril de 2019. Foi Diretor de Produto de abril de 2017 a 18 de abril de 2019, tendo sido Diretor de Operações de agosto de 2015 a abril de 2017. Iniciou na Renner em Janeiro de 1999 como Trainee, assumindo posteriormente o cargo de Gerente de Loja em unidades no Rio de Janeiro e São Paulo. Em Janeiro de 2002 assumiu a Gerência Regional de parte do Estado de SP e posteriormente dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, de Março de 2008 a Setembro de 2014 foi Gerente Geral de Lojas, responsável por 04 Regiões, assumindo posteriormente a Diretoria (não estatutária) de Lojas. Antes da Renner, trabalhou na Fasica Costrutores Associados entre 1988 e 1998, tendo se tornado Gerente Administrativo-Financeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP. MBA em Varejo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).

Clarice Martins Costa 65 Diretora de Recursos Humanos 27/12/2006

Clarice Martins Costa (65). Foi eleita Diretora de Recursos Humanos em 27 de dezembro de 2006, tomando posse em 02 de janeiro de 2007. Ingressou na Companhia em 1992. Responsável pela implantação da cultura de Encantamento de clientes junto aos colaboradores. Desempenhou funções de Gerente de Recursos Humanos na Imcosul, entre 1982 e 1987, Supermercado Real entre 1987 e 1990, e Moda Casa, entre 1991 e 1992. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC- RS) em 1978, é Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1994.

Laurence Beltrão Gomes 48 Diretor Administrativo e Financeiro e de RI 30/09/2013

Laurence Beltrão Gomes (48) - Eleito Diretor Administrativo e Financeiro e de Relações com Investidores em 30 de setembro de 2013. Foi Diretor de Finanças e Diretor de Relações com Investidores de 2010 até setembro de 2013 da Weg S.A. e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores entre os anos de 2006 e 2010 na SLC Agrícola S.A., onde participou do IPO da empresa. Atuou também no Banco ABN AMRO S.A., no Grupo Avipal,no Banco Bozano e Simonsem S.A. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1995 e possui Mestrado em Administração de Empresas também na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2005.

Henry Costa 45 Diretor de Produto (Compras) 18/04/2019

Henry Costa (45) - Foi eleito Diretor de Produto em 18 de abril de 2019. Iniciou na Lojas Renner como trainee, em abril de 1998, tendo atuado, posteriormente, como Gerente de Produto do masculino. Em 2001, tornou-se o Controller Comercial da área de Compras, sendo responsável pela parte de planejamento comercial, processos e sistemas. Neste período, liderou o processo de implementação do Oracle Retail naempresa. Em 2010, assumiu a Gerência Geral de Compras, atuando nas áreas de planejamento e produto. Em 2014, foi promovido a Diretor de Produto II (masculinos, infantis, calçados, acessórios femininos e beleza) e, em julho de 2018, trocou para Diretoria de Produto I (femininos, acessórios femininos e lingerie). Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/RS. MBA em Varejo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).

Fabiana Silva Taccola 50 Diretora de Operações 19/06/2018

Fabiana Silva Taccola (50) - Foi eleita diretora em 19 de junho de 2018, sendo que, em 19 de setembro de 2018, assumiu a Diretoria de Operações. Iniciou na Companhia, em julho de 2012, como Gerente Geral de Produtos Financeiros, tendo sido eleita Diretora (não estatutária) de Produtos Financeiros em agosto de 2014, sendo a responsável pelas áreas de produto, operações e venda de produtos financeiros, pelo planejamento estratégico de médio e longo prazos e aprimoramento dos produtos private label, cartão de crédito e seguros. Foi uma das responsáveis pela constituição da Realize Crédito, Financiamento e Investimento S.A. ("Realize CFI"), instituição financeira que apoia o negócio de varejo da Renner, através da gestão dos produtos financeiros oferecidos, sendo Diretora desde dezembro de 2016.

(1) Atualizado em 19/06/2019

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa da Companhia. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos administradores e analisar as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.

O Conselho Fiscal da Renner é de funcionamento permanente com os poderes e atribuições a ele conferidos por lei. O Conselho pode ser composto de 3 (três) a 5 (cinco) membros efetivos e suplentes em igual número, quantidade esta a ser definida em Assembleia Geral, acionistas ou não, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral. Os membros do Conselho Fiscal terão o mandato unificado de 1 (um) ano, podendo ser reeleitos.

A eleição da maioria dos membros do Conselho Fiscal e respectivos suplentes deve ser efetuada pela maioria absoluta dos acionistas presentes na Assembleia Geral Ordinária. Os demais acionistas elegerão os membros remanescentes, bem como seus suplentes.

Igual direito terá o acionista ou o grupo de acionistas diverso daquele que elegeu um membro na forma anteriormente mencionada, observadas as mesmas regras e condições de eleição.

Os demais acionistas, excluídos os que votaram na eleição de membros para o Conselho Fiscal por votação em separado na forma mencionada, poderão eleger os membros efetivos e suplentes que, em qualquer caso, serão em número igual ao dos eleitos pelos acionistas pertencentes aos grupos mencionados anteriormente, mais um (1).

A investidura nos cargos far-se-á mediante a assinatura de termo de posse, lavrado no livro de atas das reuniões do Conselho Fiscal, que deve contemplar a sujeição do membro à cláusula compromissória referida no Estatuto Social da Companhia e a anuência ao Regulamento do Novo Mercado da B3, condicionada à subscrição do Código de Conduta da Companhia e do Regimento Interno do Conselho Fiscal.

O Conselho Fiscal não pode ter membros que façam parte do Conselho de Administração, da Diretoria ou do quadro de colaboradores de uma empresa controlada ou de uma empresa do mesmo grupo, tampouco um cônjuge ou parente dos administradores da Renner.

O Conselho Fiscal reunir-se-á, nos termos da lei, sempre que necessário e analisará, ao menos trimestralmente, as demonstrações financeiras.

Abaixo são apresentados os nomes, idades, posições e ano de eleição dos atuais membros do Conselho Fiscal da Renner:

Nome Idade (1) Posição Data da primeira eleição
Joarez José Piccinini 59 Membro do Conselho 18/04/2019

Joarez José Piccinini (59) - Eleito Conselheiro Fiscal efetivo em 18 de abril de 2019. Desde 2009 é o diretor-superintendente de Serviços Financeiros (Banco Randon e Randon Consórcios) das Empresas Randon. Com mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro brasileiro, com passagens pelos Bancos BankBoston, Sogeral e Maisonnave e com larga experiência no mercado financeiro internacional, sendo 10 anos de residência em Londres, (FleetBoston/ Bank of America e Votorantim). Enquanto residiu em Londres foi Conselheiro da Câmara de Comércio Brasil e Reino Unido. Atualmente é Diretor de Economia e Finanças e Conselheiro da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul. Graduado em Administração de Empresas, tem especialização em Capital Markets, Derivativos e Análise de Risco e de Crédito, realizada em Boston, MBA em Marketing, pela ESPM e curso para Conselheiros de Administração, pelo IBGC de São Paulo.

José Eduardo Moreira Bergo 50 Membro do Conselho 18/04/2019

José Eduardo Moreira Bergo (50) - Eleito Conselheiro Fiscal efetivo em 18 de abril de 2019. Exerce o cargo estatutário de Diretor de Segurança Institucional do Banco do Brasil desde outubro/2016. Iniciou sua carreira no Banco em setembro de 1987. No BB, trabalhou nas áreas de tecnologia, infraestrutura, distribuição e exerceu o cargo de Gerente Executivo na área de segurança entre 2006 e 2016. É Bacharel em Economia e possui MBA em Auditoria pela Fipecafi/USP e outro em Gestão Avançada de Negócios pela UFMT. Possui, também, os cursos de CEO Internacional pela FGV, IAG Master em Finanças pela PUC do Rio de Janeiro, Master em Negócios Bancários e Agente Financeiro pela Universidade de Alcalá, Espanha, e o Curso Superior de Inteligência Estratégica da ESG (Escola Superior de Guerra), Rio de Janeiro. Integra os conselhos fiscais das empresas BBTS (Cobra Tecnologia S.A.), BBTUR (BB Turismo) e EloPar (Elo Participações), além de, na FEBRABAN, Federação Brasileira de Bancos, exercer o cargos de Diretor da Comissão de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo e de Diretor Adjunto da Comissão de Prevenção à Fraude. Graduado em Economia pela PUCRS. Formação acadêmica como Mestre em Gestão Empresarial pela FGV-EBAPE RJ. Pós-graduado e MBA em Finanças e Gestão Empresarial pela FGV-EPGE e Marketing Estratégico pelo Insper. Coordenou Divisão de Economia da Federasul na gestão 2013-2016.

Ricardo Zaffari Grechi 43 Membro do Conselho 17/04/2014

Ricardo Zaffari Grechi (43). Membro efetivo do Conselho Fiscal da Lojas Renner desde abril de 2014. É membro efetivo, desde 2014, do Conselho Fiscal do Instituto Lojas Renner. Foi Auditor e Gerente de Tax da PwC, em Porto Alegre/RS e Joinville/SC. É sócio da Kolb, Quintana, Hilgert & Grechi Advogados e Diretor-Presidente da Unetral S.A. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1999 e Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em 2001.

Ricardo Gus Maltz 59 Suplente 22/04/2010

Ricardo Gus Maltz (59). É Conselheiro Fiscal suplente da Lojas Renner desde abril de 2010. Sócio Diretor da Legati Consultoria em Gestão Empresarial. Experiência profissional como conselheiro de empresas (membro efetivo do Conselho Fiscal de Arezzo&Co e CEO, tendo liderado como consultor diversos processos de reestruturação de empresas nos setores industrial, transporte de cargas frigorificadas, varejo, serviços, calçados e componentes para calçados e couro, entre outros. Atividade Acadêmica desenvolvida como professor da FGV no curso de MBA, na disciplina "Estratégia de Empresas" e Pós-graduação, na disciplina "Jogos de Empresas". Desenvolveu linha de pesquisa em processos de sucessão em empresas familiares e gestão estratégica, com trabalho publicado no EnANPAD(2008), em artigo de título: Existe Isomorfismo em Periódicos Contábeis Acadêmicos Brasileiros. Graduado em Economia pela PUCRS. Formação acadêmica como Mestre em Gestão Empresarial pela FGV-EBAPE RJ. Pós-graduado e MBA em Finanças e Gestão Empresarial pela FGV-EPGE e Marketing Estratégico pelo Insper. Coordenou Divisão de Economia da Federasul na gestão 2013-2016.

Roberto Frota Decourt 46 Suplente 22/04/2010

Roberto Frota Decourt (46). É Conselheiro Fiscal suplente da Lojas Renner desde abril de 2010. É sócio Diretor do Instituto Pantex de Pesquisa Ltda. desde 2001, trabalhando com consultoria e treinamento na área de gestão financeira e riscos. É membro do Conselho de Administração da Connectplug desde 2018. Foi membro efetivo do Conselho Fiscal da Metalúrgica Gerdau S.A. de 2007 a 2011 e 2014 a 2016. É professor de Mestrado e Doutorado na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), desde 2005. Graduado em Administração de Empresas, Doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS) e Pós Doutor em Finanças pela Université Grenoble Alpes.

Isabel Cristina Bittecourt Santiago 54 Suplente 18/04/2019

Isabel Cristina Bittecourt Santiago (54) - Eleita Conselheira Fiscal suplente em 18 de abril de 2019. Desde 1992 é Gerente Regional de Auditoria Interna e Gestão Corporativa dos Riscos nas Américas da Aperam S.A. Possui certificações internacionais na área de auditoria e foi conselheira de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria do IIA - Instituto dos Auditores Internos do Brasil, de 2017 a 2018. Atualmente atua como gerente regional de Auditoria Interna e Gestão Corporativa dos riscos nas Américas da Aperam S.A. Graduada em Ciências Contábeis e Administração de Empresas; "Master Business Administration" (MBA) Empresarial pela Fundação Dom Cabral.

Regimento Interno do Conselho Fiscal

(1) Atualizado em 27/05/2019

Comitês

COMITÊS DE ADMINISTRAÇÃO

O Conselho de Administração conta com o apoio de quatro comitês: Comitê de Pessoas (criado em 08 de junho de 2005 com a denominação de Comitê de Remuneração), Comitê de Sustentabilidade (criado em 31 de março de 2008 com a denominação de Comitê de Responsabilidade Social e Empresarial e de Sustentabilidade), Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos (criado em 20 de abril de 2012) e Comitê Estratégico (criado em 17 de abril de 2014).

Comitê de Pessoas

O Comitê de pessoastem por objetivo auxiliar o Conselho de Administração a estabelecer os termos da remuneração e dos demais benefícios e pagamentos a serem recebidos a qualquer título da Companhia por Diretores e Conselheiros, tendo como base as metas de desempenho estabelecidas pelo Conselho de Administração.

Nome Idade (1) Posição Data da primeira eleição
Osvaldo Burgos Schirmer 68 Presidente do Comitê 20/04/2012
Thomas Bier Herrmann 68 Membro do Comitê 19/04/2018
Carlos Fernando Couto de Oliveira Souto 51 Membro do Comitê 16/04/2015

Comitê de Sustentabilidade

O Comitê de Sustentabilidade tem por objetivo assessorar o Conselho de Administração no estabelecimento de diretrizes e princípios relativos ao desenvolvimento sustentável da Companhia e de suas controladas em seus 4 (quatro) pilares: social, ambiental, econômico e dentro das melhores práticas de governança corporativa.

Nome Idade (1) Posição Data da primeira eleição
Thomas Bier Herrmann 68 Presidente do Comitê 19/04/2017
José Galló 67 Membro do Comitê 26/04/1998
Clarice Martins Costa 65 Membro do Comitê 16/04/2015

Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos

O Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos tem por objetivo exercer funções consultivas junto ao Conselho de Administração no que diz respeito ao cumprimento de suas responsabilidades de supervisão pelo monitoramento da integridade dos processos das Demonstrações Financeiras e sistemas de controles internos da Companhia, revisando e avaliando a independência e o desempenho dos auditores independentes, bem como dos auditores internos da Companhia. O Comitê também deverá revisar as áreas de riscos significativos à Companhia, bem como monitorar o cumprimento dos requerimentos legais e regulatórios.

Nome Idade (1) Posição Data da primeira eleição
Fábio de Barros Pinheiro 58 Presidente do Comitê 22/08/2014
Osvaldo Burgos Schirmer 68 Membro do Comitê 20/04/2012
Carlos Fernando Couto de Oliveira Souto 51 Membro do Comitê 16/04/2015
José Carlos Hruby 73 Membro Externo do Comitê 16/04/2015

Comitê Estratégico

O Comitê Estratégico tem por objetivo auxiliar o Conselho de Administração na aprovação e acompanhamento da execução dos planos estratégicos, projetos de expansão e programas de investimento da Companhia.

Nome Idade (1) Posição Data da primeira eleição
José Galló 67 Presidente do Comitê 26/04/1998
Heinz-Peter Elstrodt 61 Membro do Comitê 20/04/2016
Juliana Rozenbaum Munemori 42 Membro do Comitê 19/04/2017
Cristiane Almeida Edignton 53 Membro do Comitê 22/06/2016

Cristiane Almeida Edington

1) Atualizado em 27/05/2019


COMITÊS DE GESTÃO

Os Comitês de Gestão assessoram os Diretores, contribuindo para aprofundar as discussões de temas estratégicos em reuniões de Diretoria e auxiliam a tomada de decisão.

Comitê de Prevenção de Perdas

O principal objetivo é de analisar, discutir, desenvolver e implementar políticas, programas, estratégias, procedimentos e demais atividades vinculadas à prevenção de perdas, que possam prevenir as perdas dos ativos da Companhia, como as perdas de inventário, perdas ocasionadas através de quebras operacionais e demais ocorrências provocadas por agentes internos ou externos relacionados a segurança física e/ou patrimonial, entre outros, que possam colocar em risco o patrimônio da empresa, clientes e colaboradores.

Comitê de Real State

Define, de acordo com a estratégia de expansão da Companhia, os projetos de novas lojas e de reformas das lojas que compõem a estrutura física da Companhia.

Comitê de Ética Empresarial

Tem o objetivo de garantir a implementação do Código de Conduta e decidir sobre os casos em que há dúvidas sobre a interpretação do documento. No caso de violações ao Código, cabe ao comitê estabelecer as sanções a serem aplicadas.

Comitê Executivo

Com base em uma análise de cenário que inclui riscos e oportunidades, elabora o planejamento estratégico para aprovação pelo Conselho de Administração. A partir da definição de prioridades, as estratégias são desdobradas em projetos e metas para todos os Diretores e grupo de executivos.

Comitê Corporativo de Segurança da Informação

Possui como objetivos apoiar no direcionamento das diretrizes de segurança da informação e suporte perante toda a Companhia, o apoio na definição de políticas e normas relacionadas à Segurança da Informação (SI), o alinhamento e sinergia das iniciativas relacionadas à Segurança da Informação das áreas integrantes do Comitê, o apoio às atividades de gestão de riscos e continuidade do negócio e o acompanhamento e proposição de planos de ação para riscos relevantes e incidentes de Segurança da Informação. O Comitê é composto por áreas core da Companhia, como Gente e Desenvolvimento (GeD), Jurídico, Tecnologia da Informação (TI), Auditoria Interna, Prevenção de Perdas, Marketing Corporativo, Realize CFI, além da própria área de SI.

Comitê de Divulgação

O Comitê de Divulgação da Companhia tem dentro de suas atribuições, gerir a política de divulgação da Companhia; discutir e recomendar a divulgação ou manutenção de sigilo de atos e fatos relevantes e comunicados ao mercado; e revisar e aprovar, com a participação de pelo menos dois membros, sendo um deles necessariamente o Diretor de Relações com Investidores, as informações divulgadas ao mercado, antes de serem publicadas. Deverá ser composto por, no mínimo, 3 (três) membros, presidido obrigatoriamente pelo Diretor de Relações com Investidores.

Plano de Opção de Compra de Ações

Pelo programa em vigor, os participantes poderão adquirir ações ordinárias a um preço e prazo previamente estabelecidos, sob a condição da observância de certos termos e condições. O prazo e o preço de exercício das opções será oportunamente determinado, caso a caso, respeitados os parâmetros legais, na data da outorga da opção.

Plano de Opção de Compra de Ações - 2005/2015

Plano de Opção de Compra de Ações e de Ações Restritas - a partir de 2016