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Segmento operacional de varejo – Material em elaboração
Segmento operacional de serviços financeiros – Para acessar o documento, clique aqui.
- Glossário
Abaixo um breve glossário dos principais termos utilizados nos materiais de divulgação de resultados, comunicados a mercado, fato relevantes, etc:
1P (first party): Estoque próprio, a empresa compra e vende diretamente os produtos para os clientes.
3P (third-party seller): Estoque de terceiros que é gerenciado pelos sellers.
B2B (Business-to-Business): Comércio estabelecido entre empresas.
BRANDING: Estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado.
CAC (Customer Acquisition Cost): Custo de Aquisição de Clientes.
CAGR (Compound Annual Growth Rate): Taxa Composta de Crescimento Anual.
CAPEX: Recursos destinados para os investimentos em bens de capital da Companhia (Exemplos: ativos fixos e ativos intangíveis).
CHURN: Taxa de rotatividade. É uma métrica utilizada na gestão de clientes que mostra a taxa de consumidores que uma empresa perdeu em determinado período e o total de receitas envolvidas nesse processo.
CHECKOUT MÓVEL: Processo de finalização de compra realizado fora dos caixas tradicionais. A finalização pode ser realizada através da Venda Móvel, feita por colaboradores utilizando dispositivos móveis de lojas; do Self Checkout, totens de autoatendimento; e através do Pague Digital, onde o cliente compra com o seu próprio celular no aplicativo da Renner.
CRM (Customer Relationship Management): Software que proporciona uma gestão completa do processo de vendas, tornando a abordagem e os contatos com clientes mais assertivos.
CROSS SELL (Venda Cruzada): Venda de produtos ou serviços complementares com base nos interesses do clientes dentro do ecossistema da Renner.
EBITDA: significa “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization” ou em português, LAJIDA, (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização). Indicador de desempenho e geração operacional de caixa. O cálculo do EBITDA poderá ser ajustado por itens não recorrentes, que contribuam para a informação sobre o potencial de geração bruta de caixa nas operações da Companhia. O EBITDA Ajustado não possui significado padronizado e nossa definição pode não ser comparável àquelas utilizadas por outras empresas.
ESG (Environmental, Social and Governance): Melhores práticas ambientais, sociais e de governança.
FOLLOW ON: Oferta subsequente de ações de uma Companhia de capital aberto.
FREE FLOAT: É o percentual das ações de uma empresa que está em circulação na Bolsa de Valores.
GMV (Gross Merchandise Volume): Volume bruto de mercadoria é um termo usado no varejo online para indicar o valor monetário total de vendas nesse canal.
IDIVERSA: O índice da bolsa Brasileira (B3) tem por objetivo tornar os indicadores de diversidade visíveis e tangíveis para o mercado e gerar comparabilidade no desempenho das empresas, induzindo-as a adotarem as melhores práticas em relação à diversidade.
INFLUENCER: São profissionais que, por meio de conteúdos publicados nas mídias sociais, conseguem influenciar e causar um efeito em milhares de pessoas sobre determinado produto. Por conta de seus seguidores e engajamento, eles são vistos como pessoas de credibilidade e bem-sucedidas em seu meio.
IN SEASON: decisões de compras de itens feitas dentro da estação (ex. primavera-verão).
IFRS: International Financial Reporting Standards, correspondente às normas internacionais de contabilidade.
LAST MILE: Última milha em português, é um conceito que se refere à etapa final da entrega do produto, partindo de um centro de distribuição até o destinatário final.
LIFE TIME VALUE: É uma métrica que define o valor do ciclo de vida do cliente. Trata-se da soma de todos os valores gastos por um consumidor enquanto ele é, de fato, um cliente da marca.
MARKETPLACE: Plataforma de venda online que reúne diferentes empresas vendendo produtos, como se fosse uma vitrine virtual.
MAU (Monthly Active Users): Número de usuários ativos em um mês, a métrica diz respeito à frequência de envolvimento de usuários em sites e aplicativos.
OMNICHANNEL: Estratégia que utiliza todos os canais de comunicação da empresa de modo integrado e simultâneo. Tem como objetivo estreitar a relação entre online e offline e fortalecer a relação do cliente com a empresa, aprimorando assim, a sua experiência.
PAGUE DIGITAL: Modalidade de compra onde o cliente pode pagar suas compras dentro da loja com o seu próprio celular, através do aplicativo da Renner.
p.p: Pontos percentuais.
ROIC LTM (Return On Invested Capital – Last Twelve Months): Retorno Sobre o Capital Investido nos últimos doze meses.
SELLER: É o nome dado a todos aqueles que vendem seus produtos no marketplace.
SEO (Search Engine Optimization): é o conjunto de estratégias para potencializar e melhorar o posicionamento de sites nas páginas de resultados orgânicos.
SPENDING: Gasto total do cliente em determinado período.
SSS (Vendas Mesmas Lojas): Relação entre as vendas realizadas nas mesmas lojas (mais de 12 meses de operação) no período atual comparado as vendas nestas mesmas lojas no período do ano anterior.
STAKEHOLDERS: Indivíduos ou entidades que possuem relacionamento com a Companhia. Além dos acionistas, são stakeholders os colaboradores, clientes, fornecedores, credores, governos e comunidade em geral.
STARTUP: Empresas jovens ou recém-criadas que apresentam grandes possibilidades de crescimento. É caracterizada por ser um negócio escalável e que cresce de uma forma muito mais rápida e eficiente em comparação a uma pequena ou média empresa tradicional.
STICKINESS: É a propensão dos clientes a retornar ao produto ou usá-lo com mais frequência, possui características que aprofundam o relacionamento com o cliente ao longo do tempo.
TPV (Total Payment Volume): Volume Total de Pagamentos.
UX (User Experience): Experiência do Usuário é o conjunto de elementos e fatores relativos à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço, responsável por projetar experiências de uso encantadoras para fidelizar e conquistar clientes.