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Institucional
Órgãos da
Administração
  • Conselho de Administração
  • diretoria
  • Conselho Fiscal
  • comitês

Comitês

O Conselho de Administração conta com o apoio de quatro comitês: Comitê de Pessoas (criado em 08 de junho de 2005 com a denominação de Comitê de Remuneração), Comitê de Sustentabilidade (criado em 31 de março de 2008 com a denominação de Comitê de Responsabilidade Social e Empresarial e de Sustentabilidade), Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos (criado em 20 de abril de 2012 e elevado à condição de estatutário em 09 de março de 2018) e Comitê Estratégico (criado em 17 de abril de 2014).

 

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Lojas Renner é o órgão de deliberação colegiada, responsável por definir e zelar pelos valores, princípios e propósitos da Companhia, desenhar suas diretrizes estratégicas e supervisionar a gestão dos diretores da Lojas Renner, dentre outras atribuições.

Em regra, as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião. Todavia, o  da Lojas Renner prevê quórum qualificado de dois terços para deliberação de algumas matérias, tais como a proposta de recompra, resgate, reembolso ou amortização de ações; proposta de criação ou emissão de bônus de subscrição ou instrumentos conversíveis em ações; proposta de mudança do objeto social da Companhia; proposta de incorporação da Companhia em outra, incorporação de outra sociedade pela Companhia, incorporação de ações envolvendo a Companhia, sua fusão ou cisão; proposta de liquidação, dissolução ou extinção da Companhia ou cessação do estado de liquidação da Companhia; e proposta de participação da Companhia em grupo de sociedades. No caso de empate na votação, o Presidente do Conselho de Administração tem voto de qualidade.

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, o Conselho de Administração será composto de, no mínimo, 5 (cinco) e, no máximo, 9 (nove) membros, em sua maioria por membros externos, eleitos pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 1 (um) ano, permitida a reeleição, dos quais, no mínimo, 2 (dois) Conselheiros ou 1/3 (um terço) da totalidade dos membros, o que for maior, deverão ser Conselheiros Independentes. Conselheiro Independente é aquele definido como tal no Regulamento do Novo Mercado da B3, devendo a caracterização dos indicados ao Conselho de Administração como Conselheiros Independentes ser deliberada na Assembleia Geral que os eleger, sendo também considerado(s) como independente(s) o(s) Conselheiro(s) eleito(s) mediante faculdade prevista pelo Artigo 141, §§4º e 5º da Lei das Sociedades por Ações.

Os conselheiros são eleitos individualmente em Assembleia Geral Ordinária de acionistas por um prazo de um ano, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento pelos acionistas da Lojas Renner reunidos em Assembleia Geral.

A investidura nos cargos far-se-á por termo lavrado em livro próprio, assinado pelo administrador empossado, que deve contemplar sua sujeição à cláusula compromissória referida no Estatuto Social da Companhia e sua anuência ao Regulamento do Novo Mercado, dispensada qualquer garantia de gestão e condicionada à subscrição do Código de Conduta da Companhia e do Regimento Interno do Conselho de Administração, bem como a declaração de que trata a Resolução CVM nº 44/2021.

No mais, em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, membros do Conselho de Administração estão proibidos de votar em qualquer Assembleia de acionistas, ou ainda de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais este tenha um conflito de interesses com a Companhia.

José Galló
Presidente do Conselho
Data de Nascimento: 11/09/1951
Data da primeira eleição: 26/04/1998
Presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner S.A. desde 18 de abril de 2019. Atua como membro do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 1998, tendo ocupado a posição de Presidente desse Conselho também entre os anos 1999 e 2005. Atualmente, é Presidente do Comitê Estratégico e membro do Comitê de Sustentabilidade. Foi Diretor Superintendente da Lojas Renner S.A., de setembro de 1991 até março de 1999, quando foi eleito Diretor Presidente, cargo que ocupou até abril de 2019. Foi Diretor da Renner Administradora de Cartões de Crédito Ltda., da Dromegon Participações Ltda., da Realize Participações S.A. e da Realize Crédito, Financiamento e Investimento S.A., todas empresas ligadas a Lojas Renner S.A. Atua no varejo há mais de 40 anos, tendo, após sua graduação, realizado diversas viagens ao exterior, acompanhando o desenvolvimento de todas as inovações do mercado varejista, tanto na Europa como nos Estados Unidos. Participou de dezenas de congressos, conferências e visitas relativas ao varejo, bem como ministrou inúmeras palestras relativas ao assunto. Participou de várias entidades setoriais na área do varejo, tendo sido membro Conselho de Administração do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). É membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A. desde abril de 2019. Foi membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Holding S.A. de abril de 2016 a abril de 2021. Foi membro do Conselho de Administração da SLC Agrícola S.A. de abril de 2007 até maio de 2016 e da Localiza Rent a Car S.A. de outubro de 2010 a junho de 2020, tendo sido Vice-Presidente desse Conselho de abril de 2019 a junho de 2020. Atualmente, é embaixador da Endeavor Brasil no Rio Grande do Sul, Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Caldeira (ecossistema de inovação em Porto Alegre), associado ao Conselho da AHMV – Associação Hospitalar Moinhos de Vento e membro do Conselho Editorial da RBS Zero Hora Editora Jornalística S.A. Também foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto Lojas Renner de junho de 2008 a abril de 2019.
Carlos Fernando Couto de Oliveira Souto
Membro independente
Data de Nascimento: 30/01/1967
Data da primeira eleição: 16/04/2015
Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2015, foi Vice-Presidente do Conselho de abril de 2016 até abril de 2019 e, atualmente, é membro do Comitê de Pessoas e Nomeação e do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos. É sócio, e fundador, sendo CEO desde a fundação, em 2013, até 2021, do escritório de advocacia Souto, Correa, Cesa, Lummertz & Amaral Advogados. É membro dos Conselhos da Associação Escola Panamericana de Porto Alegre (PAS) e do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (HMV). Foi membro do Conselho da Câmara Americana de Comércio – Porto Alegre (AMCHAM).
Thomas Bier Herrmann
Membro independente
Data de Nascimento: 28/07/1950
Data da primeira eleição: 19/04/2017
Membro independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2017 e, atualmente, é Presidente do Comitê de Sustentabilidade e membro do Comitê de Pessoas e Nomeação. Exerce suas atividades profissionais há 47 anos no Grupo Renner Herrmann S.A. Desde 1997, é o Diretor Presidente da Renner Herrmann S.A. Foi membro do Conselho de Administração da Lojas Renner, de abril de 1991 a dezembro de 1998. Foi Conselheiro da Iochpe-Maxxion S/A de janeiro de 2008 a março de 2015. Atualmente, é Líder do Conselho de Administração do Hospital Moinhos de Vento, tendo sido já Presidente desse Conselho de 1999 a 2005.
Christiane Almeida Edington
Membro independente
Data de Nascimento: 05/02/1965
Data da primeira eleição: 19/04/2018
Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner e membro do Comitê Estratégico desde abril de 2018. É membro Independente do Conselho de Administração, do Comitê Digital e de Pessoas da JHSF Participações S.A. desde março de 2021, membro independente do Conselho de Administração, do Comitê de Tecnologia e presidente do Comitê de Auditoria da Padtec Holding desde abril de 2021, membro do Conselho Consultivo da Bebidas Fruki S.A. desde junho de 2021. Atua como conselheira voluntária do Programa Winning Women Brasil da EY e da Associação MCIO que promove a inclusão e ascensão de mulheres no mercado de tecnologia. Foi membro do Conselho de Administração da Dataprev de julho de 2020 a janeiro de 2023, onde também foi Presidente, de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2020, responsável por ações de transformação digital de processos beneficiando 35 milhões de pessoas. Possui sólida experiência na área de tecnologia da informação, implementação de modelos de negócios digitais e em telecomunicações. Por 22 anos fez parte da liderança do Grupo Telefônica/VIVO responsável pela transformação digital dos negócios. Como Chief Information Officer da VIVO, foi eleita por 3 vezes executiva de TI do Ano pela Informática Hoje e IT Midia. Foi Conselheira Consultiva na ZUP IT INNOVATION, membro do Comitê Estratégia da Oesia Grupo e membro do Conselho de Administração da LIQ S.A.
Osvaldo Burgos Schirmer
Vice-Presidente e membro independente
Data de Nascimento: 22/08/1950
Data da primeira eleição: 20/04/2012
Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2012 e foi Presidente do Conselho de abril de 2013 a abril de 2019. Em abril de 2019 foi eleito Vice Presidente do Conselho de Administração. É Presidente do Comitê de Pessoas e Nomeação, além de Membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos da Companhia, com reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária. Atualmente é membro dos Conselhos de Administração das empresas de capital aberto, SLC Agrícola S.A., produtora de commodities agrícolas, desde junho de 2013 e da Estácio Participações S.A. (atualmente YDUQS), posição que acumula com a de Coordenador do Comitê de Auditoria e Finanças, desde abril de 2016. É membro do Conselho da SLC Participações, “holding” familiar fechada do Grupo SLC, desde abril de 2017; da META Soluções de Informática, desde janeiro de 2019; da FCC Indústria e Comercio Ltda., empresa da indústria química fabricante de produtos para a indústria automotiva, farmacêutica, de calçados e construção civil, desde março de 2020; da OLEOPLAN produtora de Biodiesel, desde outubro de 2020. No Grupo Gerdau, empresa do setor siderúrgico atuou como diretor financeiro, Chief Financial Officer e, depois, Vice-Presidente e membro do Comitê Executivo, de 1986 a janeiro de 2013, quando se aposentou. Desde fevereiro de 2013 é Membro do Conselho da “American Chamber of Commerce”. Durante cinco anos, até 2018, foi Chairman do Conselho desta Câmara.
Fábio de Barros Pinheiro
Membro independente
Data de Nascimento: 19/04/1960
Data da primeira eleição: 22/08/2014
Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde agosto de 2014 e, atualmente, é Presidente (Coordenador) do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos. É membro Independente do Conselho de Administração do Banco Pan S.A. desde 2013, e é Presidente do seu Comitê de Auditoria. Atualmente, é membro do Conselho de Administração e presidente de Comitê de Auditoria da Clear Sale S.A. É membro do Conselho de Administração da MPM Corpóreos S.A. desde abril de 2022, sendo também Coordenador do Comitê de Auditoria. Foi membro independente e Presidente do Conselho de Administração da Itsseg Seguros Inteligentes S.A. de janeiro de 2016 a maio de 2022. Foi membro independente do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria do BNDES, de abril de 2020 a fevereiro de 2023. Também foi membro Independente do Conselho de Administração da Galvani Indústria, Comércio e Serviços S.A., da Estre Ambiental Inc., da Companhia Paulista de Securitização, do Atakarejo Distribuidora de Alimentos e Bebidas S.A, e Presidente dos Conselhos do Grupo Diletto e da Eneva S.A. Foi executivo, sócio e diretor gerente do Banco Pactual S.A. e do Banco UBS Pactual S.A. entre 1992 e 2009. Foi membro do Conselho Curador da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer – TUCCA.
Juliana Rozenbaum Munemori
Membro independente
Data de Nascimento: 21/07/1976
Data da primeira eleição: 19/04/2017
Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2017 e, atualmente, é membro do Comitê Estratégico. Desde junho de 2016, é membro independente do Conselho de Administração da Dexco S.A, além do Comitê de Auditoria e Gerenciamento de Riscos e do Comitê para Avaliação de Transações com Partes Relacionadas. Desde abril de 2018, é membro independente do Conselho de Administração da EDP – Energias do Brasil S.A., do Comitê de Governança Corporativa e Partes Relacionadas, e do Comitê de Inclusão e Diversidade. Desde janeiro de 2019, é membro do Conselho de Administração da Eurofarma Laboratórios S.A. e do Conselho de Administração da Cogna Educação S.A., onde também atua como Coordenadora do Comitê de Pessoas e ESG e membro do Comitê de Estratégia e Inovação. De julho de 2013 a abril de 2021, foi membro do Conselho de Administração da Arezzo&Co e Coordenadora do Comitê de Estratégia. Entre dezembro de 2018 e março de 2022 participou do Comitê de Estratégia da Suzano Papel e Celulose S.A. Acumulou 13 anos de experiência em Sell Side Equity Research, com foco primordial em empresas do setor de consumo e varejo. Passou por algumas instituições financeiras entre 2000 e maio de 2013, mas primordialmente no Itaú BBA. Entre 2013 e 2017, atuou como consultora em projetos de consumo e varejo do Investment Banking do Itaú BBA. Ao longo dos anos, foi várias vezes premiada pela Institutional Investor por sua cobertura dos setores de varejo e bens de consumo. Anteriormente, atuou como economista no Buy Side de instituições como JGP, Pactual e Icatu. Atualmente, faz parte do Conselho Consultivo da GoCase, empresa de Empreendedores Endeavor, organização da qual é mentora ativa. Participa do Conselho Consultivo da NK Store e da Dengo Chocolates.
Jean Pierre Zarouk
Membro independente
Data de Nascimento: 14/07/1967
Data da primeira eleição: 19/01/2023
Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde janeiro de 2023 e, atualmente, membro do Comitê Estratégico. Sócio da Tavli Consultoria Empresarial desde 2020. É membro do Conselho Diretor da RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade desde 2022, do Graduate Executive Board da Latin America of the Wharton School desde 2021, do Conselho Consultivo da NK Store desde 2021 e do Conselho Fiscal da Associação Maria Helena Drexel desde 2022. Atuou no mercado financeiro e corporativo por mais de 30 anos, com destaque para sua atuação na Lazard Brazil como Chairman, de junho de 2019 a março 2020, CEO, de maio 2015 a maio 2019, e Co-head, de maio de 2012 a abril de 2015. CoFundador e Co-Head da Signatura Lazard, de maio 2004 a abril de 2012. Também atuou no Banco ING Brasil como membro do Comitê Executivo, de janeiro de 2000 a abril de 2004, e como Head of Wholesale Banking. Foi M&A associate no Banco Patrimônio de Investimentos, de junho de 1994 a novembro de 1996 e Gerente Financeiro da The Dow Chemical Company.
Diretoria

Os Diretores da Lojas Renner são os seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

Segundo o Estatuto Social da Lojas Renner, a Diretoria, cujos membros serão eleitos e destituíveis a qualquer tempo pelo Conselho de Administração, será composta de 4 a 10 Diretores, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Administrativo e Financeiro, um Diretor de Relações com Investidores e os demais como Diretores, com a designação a ser definida pelo Conselho de Administração em ata quando da eleição da Diretoria, todos com prazo de mandato de 2 anos, permitida a reeleição. O Conselho de Administração designará um dos Diretores da Companhia para a função de Diretor de Relações com Investidores.

A investidura nos cargos far-se-á por termo lavrado em livro próprio, assinado pelo administrador empossado, que deve contemplar sua sujeição à cláusula compromissória referida no Estatuto Social da Companhia e sua anuência ao Regulamento do Novo Mercado, dispensada qualquer garantia de gestão e condicionada à subscrição do Código de Conduta da Companhia e do Regimento Interno da Diretoria, bem como a declaração de que trata a Resolução CVM nº 44/2021.

A Diretoria tem todos os poderes para praticar os atos necessários ao funcionamento regular da Companhia e à consecução do objeto social, por mais especiais que sejam, inclusive para alienar e onerar bens do ativo permanente, renunciar a direitos, transigir e acordar, observadas as disposições legais ou estatutárias pertinentes. Cada Diretor tem dever de assistir e auxiliar o Diretor Presidente na administração dos negócios da Companhia e exercer as atividades referentes às funções que lhes tenham sido atribuídas pelo Conselho de Administração.

A Diretoria conta Comitês de Gestão, que contribuem para o aprofundamento de discussões de temas estratégicos e auxiliam a tomada de decisão. Os Comitês de Gestão incluem: Comitê de Prevenção de Perdas, Comitê de Real State, Comitê de Ética Empresarial, Comitê Executivo, Comitê de Riscos Cibernéticos e Comitê de Divulgação.

Fabio Adegas Faccio
Diretor Presidente
Data de Nascimento: 23/05/1972
Data da primeira eleição: 18/04/2019
Eleito Diretor Presidente em 18 de abril de 2019. Foi Diretor de Produto de abril de 2017 a 18 de abril de 2019, tendo sido Diretor de Operações de agosto de 2015 a abril de 2017. Iniciou na Renner em Janeiro de 1999 como Trainee, assumindo posteriormente o cargo de Gerente de Loja em unidades no Rio de Janeiro e São Paulo. Em Janeiro de 2002 assumiu a Gerência Regional de parte do Estado de SP e posteriormente dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, de Março de 2008 a Setembro de 2014 foi Gerente Geral de Lojas, responsável por 04 Regiões, assumindo posteriormente a Diretoria (não estatutária) de Lojas. Antes da Renner, trabalhou na Fasica Costrutores Associados entre 1988 e 1998, tendo se tornado Gerente Administrativo-Financeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP. MBA em Varejo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).
Regina Frederico Durante
Diretora de Gente e Sustentabilidade
Data de Nascimento: 05/08/1976
Data da primeira eleição: 29/04/2021
Eleita Diretora de Gente e Desenvolvimento em 29 de abril de 2021, tendo seu cargo passado a ser designado Diretora de Gente e Sustentabilidade a partir de maio de 2021. Iniciou sua trajetória em negócios na HP Brasil e depois migrou para a área de RH onde vivenciou diferentes áreas e liderou times em empresas do mercado financeiro como Orbitall, Banco Santander Banespa, Brasilprev e Serasa Experian. Em 2012, passou a atuar na consultoria Korn Ferry International onde permaneceu por seis anos liderando as práticas de Leadership & Talent Consulting para as verticais de varejo, bens de consumo e indústria em geral, inclusive tendo sido consultora da Renner por quatro anos antes da sua entrada como executiva da Companhia, em 2018. É graduada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP, com pós-graduação em gestão de negócios pela Fundação Santo André e MBA pelo Ibmec-SP, além de cursos em transformação digital pela Berkeley College.
Fabiana Silva Taccola
Diretora de Operações
Data de Nascimento: 25/06/1968
Data da primeira eleição: 19/06/2018
Eleita diretora em 19 de junho de 2018, sendo que, em 19 de setembro de 2018, assumiu a Diretoria de Operações. Iniciou na Companhia, em julho de 2012, como Gerente Geral de Produtos Financeiros, tendo sido eleita Diretora (não estatutária) de Produtos Financeiros em agosto de 2014, sendo a responsável pelas áreas de produto, operações e venda de produtos financeiros, pelo planejamento estratégico de médio e longo prazos e aprimoramento dos produtos private label, cartão de crédito e seguros. Foi uma das responsáveis pela constituição da Realize Crédito, Financiamento e Investimento S.A. (“Realize CFI”), instituição financeira que apoia o negócio de varejo da Renner, através da gestão dos produtos financeiros oferecidos, sendo Diretora desde dezembro de 2016. Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie de São Paulo, em 1989.
Daniel Martins dos Santos
Diretor Administrativo e Financeiro e DRI
Data de Nascimento: 20/05/1975
Data da primeira eleição: 20/01/2022
Eleito Diretor Administrativo e Financeiro e de Relações com Investidores em 20 de janeiro de 2022, com mandato a partir do dia 24 de janeiro de 2022. Possui experiência de mais de 20 anos em finanças na Unilever, impulsionando desempenho e transformação de valor em diferentes processos de negócios (Marketing, Vendas e Supply Chain) no Brasil, Espanha e Suíça. Foi Vice-Presidente Financeiro na Unilever Americas Supply Chain Company na Suíça, CFO da Unilever Espanha, Diretor Financeiro de Desenvolvimento ao Cliente (Vendas) e de Alimentos na Unilever Brasil, além de ter ocupado outros diversos cargos na área financeira na Unilever Brasil. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1996), com MBA em Administração de Empresas pela University of Michigan – Ross Business School (2004), além do curso para Conselheiros de Administração do IBGC SP (2021).
Henry Costa
Diretor de Produto
Data de Nascimento: 29/07/1974
Data da primeira eleição: 18/04/2019
Eleito Diretor de Produto em 18 de abril de 2019. Iniciou na Lojas Renner como trainee, em abril de 1998, tendo atuado, posteriormente, como Gerente de Produto do masculino. Em 2001, tornou-se o Controller Comercial da área de Compras, sendo responsável pela parte de planejamento comercial, processos e sistemas. Neste período, liderou o processo de implementação do Oracle Retail naempresa. Em 2010, assumiu a Gerência Geral de Compras, atuando nas áreas de planejamento e produto. Em 2014, foi promovido a Diretor de Produto II (masculinos, infantis, calçados, acessórios femininos e beleza) e, em julho de 2018, trocou para Diretoria de Produto I (femininos, acessórios femininos e lingerie). Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RS em 1997. MBA em Varejo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).
Conselho fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa da Companhia. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos administradores e analisar as demonstrações financeiras, emitindo seu parecer aos acionistas.

O Conselho Fiscal da Lojas Renner é de funcionamento permanente com os poderes e atribuições a ele conferidos por lei. O Conselho será composto de 3 (três) a 5 (cinco) membros efetivos e suplentes em igual número, quantidade esta a ser definida em Assembleia Geral, acionistas ou não, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral. Os membros do Conselho Fiscal terão o mandato unificado de 1 (um) ano, podendo ser reeleitos.

A eleição da maioria dos membros do Conselho Fiscal e respectivos suplentes deve ser efetuada pela maioria absoluta dos acionistas presentes na Assembleia Geral Ordinária. Os demais acionistas elegerão os membros remanescentes, bem como seus suplentes.

Ocorrendo a vacância do cargo de membro do Conselho Fiscal, o respectivo suplente ocupará seu lugar e na próxima Assembleia Geral da Companhia, esta elegerá um suplente para completar o mandato. Não havendo suplente, a Assembleia Geral será convocada para proceder à eleição de membro para o cargo vago.

A investidura nos cargos far-se-á mediante a assinatura de termo de posse, lavrado no livro de atas das reuniões do Conselho Fiscal, que deve contemplar a sujeição do membro à cláusula compromissória referida no Estatuto Social da Companhia e a anuência ao Regulamento do Novo Mercado da B3, condicionada à subscrição do Código de Conduta da Companhia e do Regimento Interno do Conselho Fiscal.

O Conselho Fiscal não pode ter membros que façam parte do Conselho de Administração, da Diretoria ou do quadro de colaboradores de empresa do grupo da Lojas Renner, tampouco um cônjuge ou parente dos administradores.

O Conselho Fiscal reunir-se-á, nos termos da lei, sempre que necessário e analisará, ao menos trimestralmente, as demonstrações financeiras.

Joarez José Piccinini
Presidente Efetivo do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 03/09/1960
Data da primeira eleição: 18/04/2019
Conselheiro Fiscal efetivo da Lojas Renner desde 18 de abril de 2019. Desde 2009, é o Diretor Superintendente de Serviços Financeiros do Banco Randon e Randon Consórcios. É Diretor de Relações Institucionais das Empresas Randon, também é Diretor da Randon Ventures (Rvc Venture Capital Participações e Investimentos Ltda) e Presidente do Conselho Deliberativo da RandonPrev. É membro do Conselho de Administração da Delta Global. Com mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro brasileiro, com passagens pelos Bancos BankBoston, Sogeral e Maisonnave e com larga experiência no mercado financeiro internacional, sendo 10 anos de residência em Londres, (FleetBoston/ Bank of America e Votorantim). Enquanto residiu em Londres foi Conselheiro da Câmara de Comércio Brasil e Reino Unido. Atualmente é Diretor de Economia e Finanças e Conselheiro da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul. Graduado em Administração de Empresas, tem especialização em Economia, Mercado de Capitais e Derivativos realizadas no exterior, MBA em Marketing, pela ESPM e curso para Conselheiros de Administração, certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) de São Paulo.
Roberto Frota Decourt
Membro Efetivo do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 05/07/1972
Data da primeira eleição: 03/08/2020
Conselheiro Fiscal efetivo da Lojas Renner desde 03 de agosto de 2020, foi Conselheiro Fiscal suplente de abril de 2010 a julho de 2020. É sócio Diretor do Instituto Pantex de Pesquisa Ltda. desde 2001, trabalhando com consultoria e treinamento na área de gestão financeira e riscos. Foi membro do Conselho de Administração da Connectplug de 2018 a 2021. Foi membro efetivo do Conselho Fiscal da Metalúrgica Gerdau S.A. de 2007 a 2011 e 2014 a 2016. É professor de Mestrado e Doutorado na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), desde 2005. Também possui certificação em ESG pelo CFA-UK e certificação de conselheiro fiscal pelo IBGC. Graduado em Administração de Empresas, Doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS) e Pós Doutor em Finanças pela Université Grenoble Alpes.
Robson Rocha
Membro Efetivo do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 12/03/1959
Data da primeira eleição: 20/04/2023
Conselheiro Fiscal efetivo da Lojas Renner desde abril de 2023. No Banco do Brasil ocupou diversas funções, com destaque para sua atuação como Diretor em 2008 e Vice Presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável de 2009 a 2015. Atuou como Presidente do Conselho Deliberativo da PREVI de 2009 a 2015 e como membro do Conselho de Administração da VALE de 2011 a 2015. Também atuou como Vice-Presidente do Conselho Administração da CPFL Energia de 2009 a 2011, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Cooperforte de 2010 a 2014, membro do Conselho Curador da Fundação Banco do Brasil de 2009 a 2014 e membro do Conselho Administração Banco Nossa Caixa- SP em 2008 e 2009. Graduado em Administração, com MBA para Altos Executivos, Pós Graduação em Gestão Estratégica, MBA em Finanças e Mestrado em Marketing.
Roberto Zeller Branchi
Membro Suplente do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 22/09/1972
Data da primeira eleição: 29/04/2020
Conselheiro Fiscal suplente da Lojas Renner desde 29 de abril de 2020, foi Conselheiro Fiscal suplente da Lojas Renner de abril de 2016 a abril de 2019. É sócio da Ardenas Partners, foi Controller da CRP Companhia de Participações e CFO da Rexnord Correntes Ltda., além de ter trabalhado como Gerente Sênior da PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes. Conselheiro Fiscal Titular do Grupo Tramontina (Tramontina Farroupilha S/A, Tramontina Eletrik S/A e Tramontina Madeiras S/A) e Presidente do Conselho Fiscal do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF/RS e da DU99 (entidade de impacto social sem fins lucrativos). (ii) É professor em diversos MBA’s e Especializações. Membro da Comissão Permanente de Estudos Societários – COPES da FEDERASUL. Associado ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC e ao Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF/RS. Investidor da WOW Aceleradora e Mentor de Startups. Graduado em Ciências Contábeis, em 1999, Pós-Graduado em Controladoria de Gestão, em 2001 e Mestre em Economia, em 2011, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Vanderlei Dominguez da Rosa
Membro Suplente do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 09/09/1963
Data da primeira eleição: 21/10/2020
Conselheiro Fiscal suplente da Lojas Renner desde 21 de outubro de 2020. É Conselheiro Fiscal titular, desde abril de 2007 da Odontoprev S.A., desde abril de 2014 da Weg S.A., desde abril de 2015 da Equatorial Energia S.A., da Equatorial Pará Distribuidora De Energia S.A. e da Equatorial Maranhão Distribuidora De Energia S.A., desde abril de 2016 da Valid Soluções S.A., desde abril de 2018 da Triunfo Part. e Investimentos S.A., e desde julho de 2021 da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica. Foi Conselheiro Fiscal da Marcopolo S.A., da Ideiasnet S.A., da Tecnisa S.A., da Cosan S.A., entre outras. É perito ou assistente técnico em litígios trabalhistas, dissolução de sociedades e outros. Foi Sócio-Gerente da empresa HB Audit – Auditores Independentes, sucessora de Handel, Bittencourt & Cia. – Auditores Independentes, no período de fevereiro de 1994 até junho de 2016, tendo atuado na empresa por 28 anos (desde 1988) e foi responsável técnico perante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Graduado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (janeiro de 1990).
José Avelar Matias Lopes
Membro Suplente do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 07/06/1968
Data da primeira eleição: 20/04/2023
Conselheiro Fiscal suplente da Lojas Renner desde abril de 2023. No Banco do Brasil ocupou diversas funções entre 1998 e 2021, com destaque para a atuação como Diretor de Gestão da Cultura e de Pessoas entre 2019 e 2021, Gerente Geral do Projeto Estratégico Entidades Patrocinadas – DF entre 2018 e 2019 e Secretário Executivo da Secretaria Executiva – DF de 2015 a 2018. Atua como membro do Comitê de Auditoria da Cielo S.A. desde novembro de 2022. Atuou como membro do Comitê de Pessoas e Remuneração da Cielo S.A. de 2020 a 2022, membro efetivo do Conselho Fiscal do BB Banco de Investimento de abril de 2016 a 2021, membro do Comitê de Remuneração e Recursos Humanos do Banco Votorantim de 2020 a 2022, membro efetivo do Conselho Consultivo da PREVI de 2018 a 2020, dentre outros. Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (BA), com MBA em Marketing e Comunicação pela Universidade de São Paulo (FIA) e em Especialização em Gestão Pública também pela Universidade de São Paulo (FUNDACE).
Comitê de Pessoas e Nomeação
Comitê de Sustentabilidade
Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos
Comitê Estratégico