Órgãos da
Administração
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  • diretoria
  • Conselho Fiscal
  • comitês

Comitês

O Conselho de Administração conta com o apoio de quatro comitês: Comitê de Pessoas (criado em 08 de junho de 2005 com a denominação de Comitê de Remuneração), Comitê de Sustentabilidade (criado em 31 de março de 2008 com a denominação de Comitê de Responsabilidade Social e Empresarial e de Sustentabilidade), Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos (criado em 20 de abril de 2012 e elevado à condição de estatutário em 09 de março de 2018) e Comitê Estratégico (criado em 17 de abril de 2014).

 

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Lojas Renner é o órgão de deliberação colegiada, responsável por definir e zelar pelos valores, princípios e propósitos da Companhia, desenhar suas diretrizes estratégicas e supervisionar a gestão dos diretores da Lojas Renner, dentre outras atribuições.

Em regra, as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião. Todavia, o  da Lojas Renner prevê quórum qualificado de dois terços para deliberação de algumas matérias, tais como a proposta de recompra, resgate, reembolso ou amortização de ações; proposta de criação ou emissão de bônus de subscrição ou instrumentos conversíveis em ações; proposta de mudança do objeto social da Companhia; proposta de incorporação da Companhia em outra, incorporação de outra sociedade pela Companhia, incorporação de ações envolvendo a Companhia, sua fusão ou cisão; proposta de liquidação, dissolução ou extinção da Companhia ou cessação do estado de liquidação da Companhia; e proposta de participação da Companhia em grupo de sociedades. No caso de empate na votação, o Presidente do Conselho de Administração tem voto de qualidade.

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, o Conselho de Administração será composto de, no mínimo, 5 (cinco) e, no máximo, 9 (nove) membros, em sua maioria por membros externos, eleitos pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 1 (um) ano, permitida a reeleição, dos quais, no mínimo, 2 (dois) Conselheiros ou 1/3 (um terço) da totalidade dos membros, o que for maior, deverão ser Conselheiros Independentes. Conselheiro Independente é aquele definido como tal no Regulamento do Novo Mercado da B3, devendo a caracterização dos indicados ao Conselho de Administração como Conselheiros Independentes ser deliberada na Assembleia Geral que os eleger, sendo também considerado(s) como independente(s) o(s) Conselheiro(s) eleito(s) mediante faculdade prevista pelo Artigo 141, §§4º e 5º da Lei das Sociedades por Ações.

Os conselheiros são eleitos individualmente em Assembleia Geral Ordinária de acionistas por um prazo de um ano, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento pelos acionistas da Lojas Renner reunidos em Assembleia Geral.

A investidura nos cargos far-se-á por termo lavrado em livro próprio, assinado pelo administrador empossado, que deve contemplar sua sujeição à cláusula compromissória referida no Estatuto Social da Companhia e sua anuência ao Regulamento do Novo Mercado, dispensada qualquer garantia de gestão e condicionada à subscrição do Código de Conduta da Companhia e do Regimento Interno do Conselho de Administração, bem como a declaração de que trata a Resolução CVM nº 44/2021.

No mais, em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, membros do Conselho de Administração estão proibidos de votar em qualquer Assembleia de acionistas, ou ainda de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais este tenha um conflito de interesses com a Companhia.

Carlos Fernando Couto de Oliveira Souto
Presidente Independente
Data de Nascimento: 30/01/1967
Data da primeira eleição: 16/04/2015
Presidente Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2024. É membro deste Conselho desde 2015, tendo sido Vice-Presidente de abril de 2016 até abril de 2019. Atualmente, é Presidente do Comitê de Pessoas e Nomeação e membro do Comitê Estratégico. É sócio e fundador do escritório de advocacia Souto Correa Advogados, tendo sido CEO desde a fundação, em 2013, até 2021. É membro do Conselho de Administração da empresa Irani Papel e Embalagem S.A. e da Companhia Habitasul de Participações, ambas desde 2024. É membro dos Conselhos da Associação Escola Panamericana de Porto Alegre (PAS) e do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (HMV). É membro e chair do Comitê de Conduta e Ética do YPO Brasil. Foi presidente e membro do Conselho da Câmara Americana de Comércio – Porto Alegre (AMCHAM). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1989, com especialização em Filosofia e Economia Política pela PUC/RS; participou do programa Direito da Economia e da Empresa, da FGV, e da pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público; é formado pelo OPM Program da Harvard Business School (HBS), incluindo o módulo do OPM em Shanghai. Participa há anos do Seminário para Presidentes, programa de gestão organizado pela FGV em conjunto com o YPO, e participa anualmente do YPO Gold Harvard President’s Program, organizado pela HBS desde 2020.
Juliana Rozenbaum Munemori
Membro independente
Data de Nascimento: 21/07/1976
Data da primeira eleição: 19/04/2017
Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2017. Atualmente é Presidente do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos e membro do Comitê de Sustentabilidade. Desde janeiro de 2019, é membro do Conselho de Administração da Eurofarma Laboratórios S.A. e do Conselho de Administração da Cogna Educação S.A., onde também atua como Coordenadora do Comitê de Pessoas e ESG, membro do Comitê de Estratégia e Inovação e do Comite de Auditoria. De junho de 2016 a abril de 2023 foi membro independente do Conselho de Administração da Dexco S.A, além do Comitê de Auditoria e Gerenciamento de Riscos e do Comitê para Avaliação de Transações com Partes Relacionadas. Entre abril de 2018 e março de 2023, foi membro independente do Conselho de Administração da EDP – Energias do Brasil S.A., do Comitê de Governança Corporativa e Partes Relacionadas e do Comitê de Inclusão e Diversidade. De julho de 2013 a abril de 2021, foi membro do Conselho de Administração da Arezzo& Co e Coordenadora do Comitê de Estratégia. Entre dezembro de 2018 e março de 2022 participou do Comitê de Estratégia da Suzano Papel e Celulose S.A. Acumulou 13 anos de experiência em Sell Side Equity Research, com foco primordial em empresas do setor de consumo e varejo. Passou por algumas instituições financeiras entre 2000 e maio de 2013, mas primordialmente no Itaú BBA. Entre 2013 e 2017, atuou como consultora em projetos de consumo e varejo do Investment Banking do Itaú BBA. Ao longo dos anos, foi várias vezes premiada pela Institutional Investor por sua cobertura dos setores de varejo e bens de consumo. Anteriormente, atuou como economista no Buy Side de instituições como JGP, Pactual e Icatu. Atualmente, faz parte do Conselho Consultivo da GoCase, empresa de Empreendedores Endeavor, organização da qual é mentora ativa. Participa do Conselho Consultivo da NK Store e da Dengo Chocolates. Graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e detém a designação CFA.
André Vitorio Cesar Castellini
Membro independente
Data de Nascimento: 22/02/1961
Data da primeira eleição: 18/04/2024
Membro independente do Conselho de Administração da Lojas Renner S.A. desde abril de 2024. Atualmente, é membro do Comitê Estratégico da Companhia. Membro independente dos Conselhos de Administração da C&C Milano, desde janeiro de 2024, e da Pottencial Seguros desde outubro de 2024. Sócio Sênior Consultivo e cofundador do escritório brasileiro da Bain & Company, onde atua desde 1997. Com mais de 35 anos de experiência em consultoria de alta gestão, é Sócio Sênior das Práticas de Private Equity, Estratégia, Aviação e Varejo na América do Sul. Trabalhou em estreita colaboração com os principais executivos de grandes empresas brasileiras e multinacionais, em uma ampla gama de setores, incluindo produtos de consumo e varejo. Foi também um dos co-fundadores da Value Partners, uma empresa internacional de consultoria de gestão, onde dirigiu as operações no Brasil de 1992 até 1997. Foi gerente sênior na McKinsey & Co. de 1987 a 1992. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (Brasil) e possui um MBA pela Wharton School of Business da Universidade da Pensilvânia.
Marcilio D'Amico Pousada
Membro independente
Data de Nascimento: 02/08/1963
Data da primeira eleição: 24/04/2025
Membro independente do Conselho de Administração da Lojas Renner S.A. desde abril de 2025. Atualmente, é membro do Comitê Estratégico da Companhia. Foi CEO da RD Saúde (Raia Drogasil S.A.), proprietária das redes Raia e Drogasil, de julho de 2013 até dezembro de 2024. Sob sua liderança, a empresa cresceu de forma significativa, tornando-se a maior do varejo farmacêutico no país, com mais de 3.300 farmácias distribuídas por todos os estados. Além disso, Marcílio liderou a transformação digital da RD Saúde, integrando os canais digitais na relação com o cliente, que atualmente representam 20% da receita da empresa. No grupo RD Saúde, atua também como Conselheiro de Administração da Stix Fidelidade e Inteligência S.A., RD Ads Ltda., e da Labi Exames S.A. Foi CEO da Livraria Saraiva de julho 2005 até julho de 2013, onde conduziu a estratégia de consolidação do mercado livreiro no Brasil, incluindo a aquisição da Livraria Siciliano. Foi CEO da Officenet de maio de 2000 a julho de 2005. Atuou como Diretor Comercial na empresa Submarino de julho de 1999 a maio de 2000 e na Walmart de junho de 1994 a junho de 1999, onde atuou como Diretor Comercial de Não Alimentos. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Jean Pierre Zarouk
Vice-Presidente Independente
Data de Nascimento: 14/07/1967
Data da primeira eleição: 19/01/2023
Vice-Presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2024 e membro desde janeiro de 2023. Atualmente é membro do Comitê de Pessoas e Nomeação e Presidente do Comitê Estratégico. Sócio da Tavli Consultoria Empresarial desde 2020. É membro do Graduate Executive Board da Latin America of the Wharton School desde 2021, do Conselho Fiscal da Associação Maria Helena Drexel desde 2022 e do Conselho Fiscal do Instituto Rizomas. Foi membro do Conselho Consultivo da NK Store de 2021 a 2024. Foi Conselheiro e membro do Conselho Diretor da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade de 2022 a 2024. Atuou no mercado financeiro e corporativo por mais de 30 anos, com destaque para sua atuação na Lazard Brazil como Chairman, de junho de 2019 a março 2020, CEO, de maio 2015 a maio 2019, e Co-head, de maio de 2012 a abril de 2015. CoFundador e Co-Head da Signatura Lazard, de maio 2004 a abril de 2012. Também atuou no Banco ING Brasil como membro do Comitê Executivo, de janeiro de 2000 a abril de 2004, e como Head of Wholesale Banking. Foi M&A associate no Banco Patrimônio de Investimentos, de junho de 1994 a novembro de 1996 e Gerente Financeiro da The Dow Chemical Company. Graduado em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas (1989) e possui MBA em Finanças pela Wharton School of the University of Pennsylvania (1993).
Christiane Almeida Edington
Membro independente
Data de Nascimento: 05/02/1965
Data da primeira eleição: 19/04/2018
Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2018. Atualmente, é Presidente do Comitê de Sustentabilidade e membro do Comitê Auditoria e Gestão de Riscos. É membro Independente do Conselho de Administração, do Comitê de Aceleração Digital e do Comitê de Tecnologia da Informação do Grupo DPSP - Drogaria São Paulo e Pacheco, desde dezembro de 2023. Membro do Conselho Consultivo da Bebidas Fruki SA desde desde 2022. Atua como conselheira voluntária do Programa Winning Women Brasil da EY e da Associação MCIO que promove a inclusão e ascensão de mulheres no mercado de tecnologia. Foi membro do Conselho de Administração da Dataprev de julho de 2020 a janeiro de 2023, onde também foi Presidente, de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2020, responsável por ações de transformação digital de processos beneficiando 35 milhões de pessoas. Foi Conselheira de Administração da JHSF Participações S.A. e da Padtec Holding, Conselheira Consultiva na ZUP IT INNOVATION, membro do Comitê Estratégia da Oesia Grupo e membro do Conselho de Administração da LIQ S.A. Possui sólida experiência na área de tecnologia da informação, implementação de modelos de negócios digitais, Cibersegurança e IA. Por 22 anos fez parte da liderança do Grupo Telefônica/VIVO responsável pela transformação digital dos negócios. Como Chief Information Officer da VIVO, foi eleita por 3 vezes executiva de TI do Ano pela Informática Hoje e IT Midia. Graduada em Processamento de Dados – Escola Baiana de Processamento de Dados (1985); Pós-graduação em Engenharia de Software – Universidade Federal da Bahia (1994); Master em Gestão Empresarial – Fundação Dom Cabral (2000); Gestão de Pessoas – Universidade de São Paulo (2001); MBA em Gestão Empresarial – Fundação Getúlio Vargas (2002); IESE Business School – Universidad de Navarra – Advanced Management Program (2002); MBA em Governança de TI – Instituto de Pesquisas Tecnológicas/USP (2007); Governança Corporativa, Conselho de Administração – IBGC (2016).
Andréa Cristina de Lima Rolim
Membro independente
Data de Nascimento: 05/10/1968
Data da primeira eleição: 18/04/2024
Membro independente do Conselho de Administração da Lojas Renner S.A. desde abril de 2024. Atualmente, é membro do Comitê de Pessoas e Nomeação e do Comitê de Sustentabilidade da Companhia. Membro independente do Conselho de Administração da Dexco S.A. desde julho de 2024 e membro do Comitê de Estratégia e Transformação Digital e do Comitê de Partes Relacionadas. Coordenadora do Comitê de Pessoas e Cultura do Grupo Fleury desde maio de 2023, onde também atuou como membro do Conselho de Administração de maio de 2021 a maio de 2023. Foi Diretora Presidente da Kimberly Clark Brasil de outubro de 2020 a 2023. Foi Presidente da GSK Consumo de 2017 a setembro de 2020. Atuou como General Manager Brasil da Yum! Brands de 2012 a 2017. No Grupo Pão de Açúcar atuou como Business Director de 2010 a 2012. Também trabalhou na Unilever como Personal Care Vice President de 1993 a 2010. Graduada em Economia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1992. Concluiu o programa avançado sobre Governança Corporativa e Mercados de Capitais, seguido por um ano de mentoria por meio de uma parceria entre o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e o WCD em 2023. Em 2019 participou do Programa de Liderança Feminina INSEAD e em 2014 do Programa Executivo da Universidade Columbia sobre Perspectivas de Crescimento da América Latina.
Adriano Cives Seabra
Membro independente
Data de Nascimento: 19/06/1972
Data da primeira eleição: 24/04/2025
Membro independente do Conselho de Administração da Lojas Renner S.A. desde abril de 2025. Atualmente, é membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos da Companhia. Membro independente do Conselho de Administração do Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A., desde 2018. Também é membro independente do Conselho de Administração do Grupo Cornélio Brennand, desde 2024. Foi sócio da Itaverá Investimentos de 2019 a 2024 onde atuou como Head of Equity Research e Co-portfolio Manager. Foi membro suplente independente do Conselho de Administração da Vale S.A. de 2019 a 2022 e membro de seu Comitê de Finanças. Foi membro independente do Conselho de Administração da Cia Saneamento do Paraná - Sanepar de 2017 a 2022, tendo sido membro do Comitê Técnico e Coordenador do Comitê Independente de Investigação. Foi membro independente do Conselho de Administração e dos Comitês de Estratégia, Pessoas e do Comitê Independente da Smiles, de 2019 a 2022. De 2017 a 2019, foi membro independente do Conselho de Administração da Cia Energética de São Paulo – CESP e membro independente do Conselho Fiscal da Copasa. Foi membro independente do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da Eletropaulo em 2018 e do Conselho da Even Construtora em 2015. Atuou como Head of Equity Research / Portfolio Manager da GAP Asset Management de 2003 a 2008, da Opus Investimentos de 2011 a 2015 e da Fides Asset Management de 2015 a 2016. Também atuou como Latam Equity Research Analyst no Banco de Investimentos Garantia/Credit Suisse (Brasil/Mexico) de 1997 a 2003. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). CFA Charterholder (2000); CGA Charterholder (2018); Harvard Business School (PLD27 - 2018 a 2019); Conselheiros de Administração - IBGC (2017); Conselho Fiscal na Prática – IBGC (2017); Avançado para Conselheiros de Administração - IBGC (2020 e 2021); Governança Corporativa para Empresas Familiares – IBGC (2023); FGV/ISAE GBA em Companhias Listadas (2017); FGV Novos estatutos para empresas estatais (2021)
Diretoria

Os Diretores da Lojas Renner são os seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

Segundo o Estatuto Social da Lojas Renner, a Diretoria, cujos membros serão eleitos e destituíveis a qualquer tempo pelo Conselho de Administração, será composta de 4 a 10 Diretores, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Administrativo e Financeiro, um Diretor de Relações com Investidores e os demais como Diretores, com a designação a ser definida pelo Conselho de Administração em ata quando da eleição da Diretoria, todos com prazo de mandato de 2 anos, permitida a reeleição. O Conselho de Administração designará um dos Diretores da Companhia para a função de Diretor de Relações com Investidores.

A investidura nos cargos far-se-á por termo lavrado em livro próprio, assinado pelo administrador empossado, que deve contemplar sua sujeição à cláusula compromissória referida no Estatuto Social da Companhia e sua anuência ao Regulamento do Novo Mercado, dispensada qualquer garantia de gestão e condicionada à subscrição do Código de Conduta da Companhia e do Regimento Interno da Diretoria, bem como a declaração de que trata a Resolução CVM nº 44/2021.

A Diretoria tem todos os poderes para praticar os atos necessários ao funcionamento regular da Companhia e à consecução do objeto social, por mais especiais que sejam, inclusive para alienar e onerar bens do ativo permanente, renunciar a direitos, transigir e acordar, observadas as disposições legais ou estatutárias pertinentes. Cada Diretor tem dever de assistir e auxiliar o Diretor Presidente na administração dos negócios da Companhia e exercer as atividades referentes às funções que lhes tenham sido atribuídas pelo Conselho de Administração.

A Diretoria conta Comitês de Gestão, que contribuem para o aprofundamento de discussões de temas estratégicos e auxiliam a tomada de decisão. Os Comitês de Gestão incluem: Comitê de Prevenção de Perdas, Comitê de Real State, Comitê de Ética Empresarial, Comitê Executivo, Comitê de Riscos Cibernéticos e Comitê de Divulgação.

Fabio Adegas Faccio
Diretor Presidente
Data de Nascimento: 23/05/1972
Data da primeira eleição: 18/04/2019
Eleito Diretor Presidente em 18 de abril de 2019. Foi Diretor de Produto de abril de 2017 a 18 de abril de 2019, tendo sido Diretor de Operações de agosto de 2015 a abril de 2017. Iniciou na Renner em janeiro de 1999 como Trainee, assumindo posteriormente o cargo de Gerente de Loja em unidades no Rio de Janeiro e São Paulo. Em janeiro de 2002 assumiu a Gerência Regional de parte do Estado de SP e posteriormente dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, de março de 2008 a setembro de 2014 foi Gerente Geral de Lojas, responsável por 04 Regiões, assumindo posteriormente a Diretoria (não estatutária) de Lojas. Antes da Renner, trabalhou na Fasica Construtores Associados entre 1988 e 1998, tendo se tornado Gerente Administrativo-Financeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP. MBA em Varejo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).
Regina Frederico Durante
Diretora de Gente e Sustentabilidade
Data de Nascimento: 05/08/1976
Data da primeira eleição: 29/04/2021
Eleita Diretora de Gente e Desenvolvimento em 29 de abril de 2021, tendo seu cargo passado a ser designado Diretora de Gente e Sustentabilidade a partir de maio de 2021. Iniciou sua trajetória em negócios na HP Brasil e depois migrou para a área de RH onde vivenciou diferentes áreas e liderou times em empresas do mercado financeiro como Orbitall, Banco Santander Banespa, Brasilprev e Serasa Experian. Em 2012, passou a atuar na consultoria Korn Ferry International onde permaneceu por seis anos liderando as práticas de Leadership & Talent Consulting para as verticais de varejo, bens de consumo e indústria em geral, inclusive tendo sido consultora da Renner por quatro anos antes da sua entrada como executiva da Companhia, em 2018. Graduada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP, com pós-graduação em gestão de negócios pela Fundação Santo André e MBA pelo Ibmec-SP, além de cursos em transformação digital pela Berkeley College.
Fabiana Silva Taccola
Diretora de Operações
Data de Nascimento: 25/06/1968
Data da primeira eleição: 19/06/2018
Eleita diretora em 19 de junho de 2018, sendo que, em 19 de setembro de 2018, assumiu a Diretoria de Operações. Iniciou na Companhia, em julho de 2012, como Gerente Geral de Produtos Financeiros, tendo sido eleita Diretora (não estatutária) de Produtos Financeiros em agosto de 2014, sendo a responsável pelas áreas de produto, operações e venda de produtos financeiros, pelo planejamento estratégico de médio e longo prazos e aprimoramento dos produtos private label, cartão de crédito e seguros. Foi uma das responsáveis pela constituição da Realize Crédito, Financiamento e Investimento S.A. (“Realize CFI”), instituição financeira que apoia o negócio de varejo da Renner, através da gestão dos produtos financeiros oferecidos, sendo Diretora desde dezembro de 2016. Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie de São Paulo, em 1989.
Daniel Martins dos Santos
Diretor Administrativo e Financeiro e DRI
Data de Nascimento: 20/05/1975
Data da primeira eleição: 20/01/2022
Eleito Diretor Administrativo e Financeiro e de Relações com Investidores em 20 de janeiro de 2022, com mandato a partir de 24 de janeiro de 2022. Possui experiência de mais de 20 anos em finanças na Unilever, impulsionando desempenho e transformação de valor em diferentes processos de negócios (Marketing, Vendas e Supply Chain) no Brasil, Espanha e Suíça. Foi Vice-Presidente Financeiro na Unilever Americas Supply Chain Company na Suíça, CFO da Unilever Espanha, Diretor Financeiro de Desenvolvimento ao Cliente (Vendas) e de Alimentos na Unilever Brasil, além de ter ocupado outros diversos cargos na área financeira na Unilever Brasil. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1996), com MBA em Administração de Empresas pela University of Michigan – Ross Business School (2004), além do curso para Conselheiros de Administração do IBGC SP (2021).
Henry Costa
Diretor de Produto
Data de Nascimento: 29/07/1974
Data da primeira eleição: 18/04/2019
Eleito Diretor de Produto em 18 de abril de 2019. Iniciou na Lojas Renner como trainee, em abril de 1998, tendo atuado, posteriormente, como Gerente de Produto do masculino. Em 2001, tornou-se o Controller Comercial da área de Compras, sendo responsável pela parte de planejamento comercial, processos e sistemas. Neste período, liderou o processo de implementação do Oracle Retail naempresa. Em 2010, assumiu a Gerência Geral de Compras, atuando nas áreas de planejamento e produto. Em 2014, foi promovido a Diretor de Produto II (masculinos, infantis, calçados, acessórios femininos e beleza) e, em julho de 2018, trocou para Diretoria de Produto I (femininos, acessórios femininos e lingerie). Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RS em 1997. MBA em Varejo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).
Alessandro Santiago Pomar
Diretor de Tecnologia, Dados e CSC
Data de Nascimento: 17/06/1973
Data da primeira eleição: 18/04/2024
Eleito Diretor de Tecnologia, Dados e CSC em 18 de abril de 2024. Iniciou na Companhia em maio de 2019 como Diretor de Tecnologia (CIO). Possui experiência de mais de 30 anos em Tecnologia da Informação, tendo atuado por 23 anos na indústria de Telecom, com passagem pela Oi S.A. (Diretor de Transformação de TI) e Telefônica S.A. (Diretor de Arquitetura, Digital, Inovação, Desenvolvimento, Infraestrutura e Operações). Foi responsável pela estruturação de novas áreas, produtos e serviços, liderou a definição e lançamento de novas operações e plataformas, bem como participou de processos de aquisição, fusões e expansões das empresas de Telecomunicações no Brasil. Conduziu diversos programas de transformação tecnológica, digital, modelos operativos e de captura de sinergias ao longo de sua vivência profissional. Graduado em Análise de Sistemas pela UCPel (1994), com MBA em Gestão de Telecomunicações FGV/SP (2000), PMD em Gestão Empresarial pela IESE Business School (2004), PMD em Gestão e Liderança pela Fundação Dom Cabral (2010) e participou do Programa Executivo da Singularity University Brasil em Tecnologias Exponenciais e Desafios Globais (2020).
Conselho fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa da Companhia. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos administradores e analisar as demonstrações financeiras, emitindo seu parecer aos acionistas.

O Conselho Fiscal da Lojas Renner é de funcionamento permanente com os poderes e atribuições a ele conferidos por lei. O Conselho será composto de 3 (três) a 5 (cinco) membros efetivos e suplentes em igual número, quantidade esta a ser definida em Assembleia Geral, acionistas ou não, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral. Os membros do Conselho Fiscal terão o mandato unificado de 1 (um) ano, podendo ser reeleitos.

A eleição da maioria dos membros do Conselho Fiscal e respectivos suplentes deve ser efetuada pela maioria absoluta dos acionistas presentes na Assembleia Geral Ordinária. Os demais acionistas elegerão os membros remanescentes, bem como seus suplentes.

Ocorrendo a vacância do cargo de membro do Conselho Fiscal, o respectivo suplente ocupará seu lugar e na próxima Assembleia Geral da Companhia, esta elegerá um suplente para completar o mandato. Não havendo suplente, a Assembleia Geral será convocada para proceder à eleição de membro para o cargo vago.

A investidura nos cargos far-se-á mediante a assinatura de termo de posse, lavrado no livro de atas das reuniões do Conselho Fiscal, que deve contemplar a sujeição do membro à cláusula compromissória referida no Estatuto Social da Companhia e a anuência ao Regulamento do Novo Mercado da B3, condicionada à subscrição do Código de Conduta da Companhia e do Regimento Interno do Conselho Fiscal.

O Conselho Fiscal não pode ter membros que façam parte do Conselho de Administração, da Diretoria ou do quadro de colaboradores de empresa do grupo da Lojas Renner, tampouco um cônjuge ou parente dos administradores.

O Conselho Fiscal reunir-se-á, nos termos da lei, sempre que necessário e analisará, ao menos trimestralmente, as demonstrações financeiras.

Joarez José Piccinini
Presidente Efetivo do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 03/09/1960
Data da primeira eleição: 18/04/2019
Presidente do Conselho Fiscal (membro efetivo) da Lojas Renner desde abril de 2019. Diretor de Relações Institucionais da Randoncorp, Presidente do Conselho do Banco Randon SA e Presidente do Conselho Deliberativo do Randonprev. Desde 2009 na Randoncorp, atuou na implantação e gestão do Banco Randon, e unidades da Rands - Vertical de Serviços Financeiros e Digitais da Randoncorp. Mais de trinta anos de atuação consolidados no mercado financeiro brasileiro, além de experiências internacionais nos Estados Unidos e Londres onde residiu por 10 anos, e foi membro do Conselho da Câmara de Comércio Brasil e Reino Unido. Atualmente participa como membro, em entidades importantes, tais como: Coordenador da Diretoria de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias do Sul, Diretor da CIERGS e Membro do Comitê de Articulação Parlamentar da FIERGS e Membro do Conselho da AMCHAM/RS. Graduado em Administração de Empresas, tem especialização em Economia, Mercado de Capitais e Derivativos realizadas no exterior, MBA em Marketing, pela ESPM e curso para Conselheiros de Administração, certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) de São Paulo.
Roberto Frota Decourt
Membro Efetivo do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 05/07/1972
Data da primeira eleição: 03/08/2020
Conselheiro Fiscal efetivo da Lojas Renner desde agosto de 2020, foi Conselheiro Fiscal suplente de abril de 2010 a julho de 2020. É membro suplente do Conselho de Administração da Riosulense desde 2024. É sócio Diretor do Instituto Pantex de Pesquisa Ltda. desde 2001, trabalhando com consultoria e treinamento na área de gestão financeira e riscos. É membro efetivo do Conselho Fiscal da Coopersinos Saúde desde 2022. Foi membro efetivo do Conselho Fiscal da Zamp S.A. de 2022 a 2024 .Foi membro do Conselho de Administração da Connectplug de 2018 a 2021. Foi membro efetivo do Conselho Fiscal da Metalúrgica Gerdau S.A. de 2007 a 2011 e 2014 a 2016. É professor de Mestrado e Doutorado na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), desde 2005. É professor de finanças sustentáveis da Fundação Dom Cabral desde 2023. Graduado em Administração de Empresas, Doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS) e Pós Doutor em Finanças pela Université Grenoble Alpes. Também possui certificação em ESG pelo CFA-UK e certificação de conselheiro fiscal pelo IBGC.
Paula Regina Goto
Membro Efetivo do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 18/03/1978
Data da primeira eleição: 18/04/2024
Conselheira Fiscal efetiva da Lojas Renner desde abril de 2024. Presidente do Conselho de Administração da Tupy de maio de 2023 a abril de 2025 e membro do Conselho de Administração desde maio de 2019. Atuou em seus comitês de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade, Pessoas, Cultura e Governança e atualmente é membro de seu Comitê de Auditoria e Riscos estatutário. Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Banco do Brasil desde janeiro de 2024 e seu membro efetivo desde janeiro de 2023. Diretora de Planejamento da Previ - Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil desde agosto de 2018 e sua gestora estatutária de riscos. É conselheira de administração certificada pelo IBGC e profissional de investimentos certificada pelo ICSS e Anbima. Bacharel em Administração de Empresas, com pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC RS.
Roberto Zeller Branchi
Membro Suplente do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 22/09/1972
Data da primeira eleição: 29/04/2020
Conselheiro Fiscal suplente da Lojas Renner desde abril de 2020, foi Conselheiro Fiscal suplente da Lojas Renner de abril de 2016 a abril de 2019. É sócio da Ardenas Partners, foi Controller da CRP Companhia de Participações e CFO da Rexnord Correntes Ltda., além de ter trabalhado como Gerente Sênior da PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes. Conselheiro Fiscal Titular da Tramontina Farroupilha S/A, Tramontina Eletrik S/A e Forjasul S/A e Presidente do Conselho Fiscal do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF/RS e da DU99 (entidade de impacto social sem fins lucrativos). É professor em diversos MBA’s e Especializações. Membro da Comissão Permanente de Estudos Societários - COPES da FEDERASUL. Associado ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC e ao Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF/RS. Investidor da WOW Aceleradora e Mentor de Startups. Graduado em Ciências Contábeis, em 1999, Pós-Graduado em Controladoria de Gestão, em 2001 e Mestre em Economia, em 2011, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Vanderlei Dominguez da Rosa
Membro Suplente do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 09/09/1963
Data da primeira eleição: 21/10/2020
Conselheiro Fiscal suplente da Lojas Renner desde outubro de 2020. É Conselheiro Fiscal titular de: Odontoprev S.A., desde abril de 2007; Weg S.A. desde abril de 2014; Equatorial S.A., da Equatorial Pará Distribuidora De Energia S.A. e da Equatorial Maranhão Distribuidora De Energia S.A. desde abril de 2015; Valid Soluções S.A. desde abril de 2016; Triunfo Participações e Investimentos S.A. desde abril de 2018; e Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica desde julho de 2021. É Conselheiro Fiscal suplente de: Petróleo Brasileiro S.A. desde abril de 2024; e SABESP desde outubro de 2024. Foi Conselheiro Fiscal da Marcopolo S.A., da Ideiasnet S.A., da Tecnisa S.A., da Cosan S.A., entre outras. Foi Sócio-Gerente da empresa HB Audit - Auditores Independentes, sucessora de Handel, Bittencourt & Cia. - Auditores Independentes, no período de fevereiro de 1994 até junho de 2016, tendo atuado na empresa por 28 anos (desde 1988) e foi responsável técnico perante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Graduado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (janeiro de 1990).
Zeila Thoaldo Canteri
Membro Suplente do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 12/06/1973
Data da primeira eleição: 24/04/2025
Conselheira Fiscal suplente da Lojas Renner desde abril de 2025. Atualmente é membro independente do Comitê de Auditoria do Banco MUFG Brasil desde outubro de 2024, e membro independente do Conselho Fiscal da RD Saúde (Raia Drogasil S.A.) desde abril de 2024. Atuou na Ernest & Young como Auditora Independente, de Julho de 1993 até setembro de 2001, e no HSBC Brazil como Gerente de Auditoria Interna de setembro de 2001 até março de 2009 e como Head de Business Risk and Control Management de março de 2009 até julho de 2016. Também atuou no Banco Bradesco de julho de 2016 até outubro de 2023, onde foi Superintendente Executiva de Controle Interno e Risco Operacional e membro do Comitê de Risco de Empresas Relacionadas. Possui carreira consolidada com experiência em Governança, Auditoria, Gestão de Risco Operacional, Regulatório, de Tecnologia e Risco Integrado. Graduada em Ciências Contábeis. Possui Certificação de Membro de Comitê de Auditoria pelo IBGC e em Auditoria Interna (CIA) – IIA. Bacharel em Letras Português/Inglês.
Comitê de Pessoas e Nomeação
Comitê de Sustentabilidade
Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos
Comitê Estratégico