Órgãos da
Administração
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  • diretoria
  • Conselho Fiscal
  • comitês

Comitês

O Conselho de Administração conta com o apoio de quatro comitês: Comitê de Pessoas (criado em 08 de junho de 2005 com a denominação de Comitê de Remuneração), Comitê de Sustentabilidade (criado em 31 de março de 2008 com a denominação de Comitê de Responsabilidade Social e Empresarial e de Sustentabilidade), Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos (criado em 20 de abril de 2012 e elevado à condição de estatutário em 09 de março de 2018) e Comitê Estratégico (criado em 17 de abril de 2014).

 

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Lojas Renner é o órgão de deliberação colegiada, responsável por definir e zelar pelos valores, princípios e propósitos da Companhia, desenhar suas diretrizes estratégicas e supervisionar a gestão dos diretores da Lojas Renner, dentre outras atribuições.

Em regra, as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião. Todavia, o  da Lojas Renner prevê quórum qualificado de dois terços para deliberação de algumas matérias, tais como a proposta de recompra, resgate, reembolso ou amortização de ações; proposta de criação ou emissão de bônus de subscrição ou instrumentos conversíveis em ações; proposta de mudança do objeto social da Companhia; proposta de incorporação da Companhia em outra, incorporação de outra sociedade pela Companhia, incorporação de ações envolvendo a Companhia, sua fusão ou cisão; proposta de liquidação, dissolução ou extinção da Companhia ou cessação do estado de liquidação da Companhia; e proposta de participação da Companhia em grupo de sociedades. No caso de empate na votação, o Presidente do Conselho de Administração tem voto de qualidade.

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, o Conselho de Administração será composto de, no mínimo, 5 (cinco) e, no máximo, 9 (nove) membros, em sua maioria por membros externos, eleitos pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 1 (um) ano, permitida a reeleição, dos quais, no mínimo, 2 (dois) Conselheiros ou 1/3 (um terço) da totalidade dos membros, o que for maior, deverão ser Conselheiros Independentes. Conselheiro Independente é aquele definido como tal no Regulamento do Novo Mercado da B3, devendo a caracterização dos indicados ao Conselho de Administração como Conselheiros Independentes ser deliberada na Assembleia Geral que os eleger, sendo também considerado(s) como independente(s) o(s) Conselheiro(s) eleito(s) mediante faculdade prevista pelo Artigo 141, §§4º e 5º da Lei das Sociedades por Ações.

Os conselheiros são eleitos individualmente em Assembleia Geral Ordinária de acionistas por um prazo de um ano, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento pelos acionistas da Lojas Renner reunidos em Assembleia Geral.

A investidura nos cargos far-se-á por termo lavrado em livro próprio, assinado pelo administrador empossado, que deve contemplar sua sujeição à cláusula compromissória referida no Estatuto Social da Companhia e sua anuência ao Regulamento do Novo Mercado, dispensada qualquer garantia de gestão e condicionada à subscrição do Código de Conduta da Companhia e do Regimento Interno do Conselho de Administração, bem como a declaração de que trata a Resolução CVM nº 44/2021.

No mais, em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, membros do Conselho de Administração estão proibidos de votar em qualquer Assembleia de acionistas, ou ainda de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais este tenha um conflito de interesses com a Companhia.

Carlos Fernando Couto de Oliveira Souto
Presidente Independente
Data de Nascimento: 30/01/1967
Data da primeira eleição: 16/04/2015
Presidente Independente do Conselho de Administração desde abril 2024, tendo sido membro independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2015 e Vice-Presidente do Conselho de abril de 2016 até abril de 2019. Atualmente, é membro do Comitê de Pessoas e Nomeação e do Comitê Estratégico. É sócio, e fundador, sendo CEO desde a fundação, em 2013, até 2021, do escritório de advocacia Souto, Correa, Cesa, Lummertz & Amaral Advogados. É membro do Conselho de Administração da empresa Irani Papel e Embalagem S.A. e da Companhia Habitasul de Participações. É membro dos Conselhos da Associação Escola Panamericana de Porto Alegre (PAS) e do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (HMV). Foi presidente e membro do Conselho da Câmara Americana de Comércio – Porto Alegre (AMCHAM) e é Chair do Comitê de Ética do YPO no Brasil. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1989, com especialização em Filosofia e Economia Política pela PUC/RS; participou do programa Direito da Economia e da Empresa, da FGV, e da pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público; é formado pelo OPM Program da Harvard Business School (HBS), incluindo o módulo do OPM em Shanghai. Participa há anos do Seminário para Presidentes, programa de gestão organizado pela FGV em conjunto com o YPO, e participou do YPO Gold Harvard President’s Program, organizado pela HBS em 2020, 2021 e 2023.
Osvaldo Burgos Schirmer
Membro Independente
Data de Nascimento: 22/08/1950
Data da primeira eleição: 20/04/2012
Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2012, tendo sido Presidente do Conselho de abril de 2013 a abril de 2019 e Vice-Presidente de abril de 2019 a abril de 2024. É Presidente do Comitê de Pessoas e Nomeação, além de membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos da Companhia, com reconhecida experiência em assuntos de Contabilidade Societária e Finanças. Atualmente é membro dos Conselhos de Administração das empresas de capital aberto, SLC Agrícola S.A., produtora de commodities agrícolas, desde junho de 2013 e da YDUQS Participações S.A., posição que acumula com a de Coordenador do Comitê de Auditoria e Finanças, desde abril de 2016. É membro do Conselho da SLC Participações, “holding” familiar fechada do Grupo SLC, desde abril de 2017; da META Soluções de Informática, desde janeiro de 2019; da FCC Indústria e Comercio Ltda., empresa da indústria química fabricante de produtos para a indústria automotiva, farmacêutica, de calçados e construção civil, desde março de 2020; da OLEOPLAN produtora de Biodiesel, desde outubro de 2020. No Grupo Gerdau, empresa do setor siderúrgico atuou como diretor financeiro, Chief Financial Officer e, depois, Vice-Presidente e membro do Comitê Executivo, de 1986 a janeiro de 2013, quando se aposentou. Desde fevereiro de 2013 é membro do Conselho da “American Chamber of Commerce”. Durante cinco anos, até 2018, foi Chairman do Conselho desta Câmara. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também obteve o título “Masters’ Degree” pela Southern Illinois University. Participou de inúmeros cursos de extensão, dentre eles um na Harvard Business School, focado em Instrumentos de Gestão para “Senior Management”.
Juliana Rozenbaum Munemori
Membro independente
Data de Nascimento: 21/07/1976
Data da primeira eleição: 19/04/2017
Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2017 e, atualmente, é membro do Comitê de Sustentabilidade e do Comitê Estratégico. Desde junho de 2016, é membro independente do Conselho de Administração da Dexco S.A, além do Comitê de Auditoria e Gerenciamento de Riscos e do Comitê para Avaliação de Transações com Partes Relacionadas. Desde janeiro de 2019, é membro do Conselho de Administração da Eurofarma Laboratórios S.A. e do Conselho de Administração da Cogna Educação S.A., onde também atua como Coordenadora do Comitê de Pessoas e ESG e membro do Comitê de Estratégia e Inovação. Entre abril de 2018 e março de 2023, foi membro independente do Conselho de Administração da EDP – Energias do Brasil S.A., do Comitê de Governança Corporativa e Partes Relacionadas, e do Comitê de Inclusão e Diversidade. De julho de 2013 a abril de 2021, foi membro do Conselho de Administração da Arezzo&Co e Coordenadora do Comitê de Estratégia. Entre dezembro de 2018 e março de 2022 participou do Comitê de Estratégia da Suzano Papel e Celulose S.A. Acumulou 13 anos de experiência em Sell Side Equity Research, com foco primordial em empresas do setor de consumo e varejo. Passou por algumas instituições financeiras entre 2000 e maio de 2013, mas primordialmente no Itaú BBA. Entre 2013 e 2017, atuou como consultora em projetos de consumo e varejo do Investment Banking do Itaú BBA. Ao longo dos anos, foi várias vezes premiada pela Institutional Investor por sua cobertura dos setores de varejo e bens de consumo. Anteriormente, atuou como economista no Buy Side de instituições como JGP, Pactual e Icatu. Atualmente, faz parte do Conselho Consultivo da GoCase, empresa de Empreendedores Endeavor, organização da qual é mentora ativa. Participa do Conselho Consultivo da NK Store e da Dengo Chocolates. Graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e detém a designação CFA.
André Vitorio Cesar Castellini
Membro independente
Data de Nascimento: 22/02/1961
Data da primeira eleição: 18/04/2024
Membro independente do Conselho de Administração da Lojas Renner S.A. desde abril de 2024 e, atualmente, membro do Comitê Estratégico. É Sócio Sênior e cofundador do escritório brasileiro da Bain & Company, onde atua desde 1997. Com mais de 35 anos de experiência em consultoria de alta gestão, é Sócio Sênior das Práticas de Private Equity, Estratégia, Aviação e Varejo na América do Sul. Trabalhou em estreita colaboração com os principais executivos de grandes empresas brasileiras e multinacionais, em uma ampla gama de setores, incluindo produtos de consumo e varejo. Foi também um dos co-fundadores da Value Partners, uma empresa internacional de consultoria de gestão, onde dirigiu as operações no Brasil de 1992 até 1997. Foi gerente sênior na McKinsey & Co. Itália de 1987 a 1992. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (Brasil) e possui um MBA pela Wharton School of Business da Universidade da Pensilvânia.
Jean Pierre Zarouk
Vice-Presidente Independente
Data de Nascimento: 14/07/1967
Data da primeira eleição: 19/01/2023
Vice-Presidente Independente do Conselho de Administração desde abril de 2024, sendo membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde janeiro de 2023. Atualmente, Presidente do Comitê Estratégico e membro do Comitê de Pessoas e Nomeação. Sócio da Tavli Consultoria Empresarial desde 2020. É membro do Graduate Executive Board da Latin America of the Wharton School desde 2021, do Conselho Consultivo da NK Store desde 2021 e do Conselho Fiscal da Associação Maria Helena Drexel desde 2022. Foi Conselheiro e membro do Conselho Diretor da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade de 2022 a 2024. Atuou no mercado financeiro e corporativo por mais de 30 anos, com destaque para sua atuação na Lazard Brazil como Chairman, de junho de 2019 a março 2020, CEO, de maio 2015 a maio 2019, e Co-head, de maio de 2012 a abril de 2015. CoFundador e Co-Head da Signatura Lazard, de maio 2004 a abril de 2012. Também atuou no Banco ING Brasil como membro do Comitê Executivo, de janeiro de 2000 a abril de 2004, e como Head of Wholesale Banking. Foi M&A associate no Banco Patrimônio de Investimentos, de junho de 1994 a novembro de 1996 e Gerente Financeiro da The Dow Chemical Company. Graduado em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas (1989) e possui MBA em Finanças pela Wharton School of the University of Pennsylvania (1993).
Fábio de Barros Pinheiro
Membro independente
Data de Nascimento: 19/04/1960
Data da primeira eleição: 22/08/2014
Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde agosto de 2014 e, atualmente, é Presidente (Coordenador) do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos, com reconhecida experiência em assuntos de Contabilidade Societária e Finanças, além de membro do Comitê de Sustentabilidade. É membro Independente do Conselho de Administração do Banco Pan S.A. desde 2013, e é Presidente do seu Comitê de Auditoria. O Comitê de Auditoria do Banco Pan supervisiona riscos de crédito - incluindo suas políticas de concessão e cobrança - e riscos operacionais - riscos de imagem, contingências, perdas e fraudes operacionais. Atualmente, é membro do Conselho de Administração e presidente de Comitê de Auditoria da Clear Sale S.A. É membro do Conselho de Administração da MPM Corpóreos S.A. desde abril de 2022, sendo também Coordenador do Comitê de Auditoria. Foi membro independente e Presidente do Conselho de Administração da Itsseg Seguros Inteligentes S.A. de janeiro de 2016 a maio de 2022. Foi membro independente do Conselho de Administração da Enauta S.A. e membro de seu Comitê de Auditoria, Comitê de ESG e Comitê de Recursos Humanos de junho de 2023 a julho de 2024. Foi membro independente do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria do BNDES, de abril de 2020 a fevereiro de 2023. Também foi membro Independente do Conselho de Administração da Galvani Indústria, Comércio e Serviços S.A., da Estre Ambiental Inc., da Companhia Paulista de Securitização, do Atakarejo Distribuidora de Alimentos e Bebidas S.A, e Presidente dos Conselhos do Grupo Diletto e da Eneva S.A. Foi executivo, sócio e diretor gerente do Banco Pactual S.A. e do Banco UBS Pactual S.A. entre 1992 e 2009. Foi membro do Conselho Curador da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer – TUCCA. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (Brasília, DF) em 1982 e fez MBA na Indiana University (Indiana - EUA), em 1992.
Christiane Almeida Edington
Membro independente
Data de Nascimento: 05/02/1965
Data da primeira eleição: 19/04/2018
Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2018 e, atualmente, Presidente do Comitê de Sustentabilidade, além de membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos. É membro Independente do Conselho de Administração, do Comitê de Aceleração Digital e do Comitê de Tecnologia da Informação do Grupo DPSP - Drogaria São Paulo Drogaria Pacheco, desde dezembro de 2023. Atua como conselheira voluntária do Programa Winning Women Brasil da EY e da Associação MCIO que promove a inclusão e ascensão de mulheres no mercado de tecnologia. Foi membro do Conselho de Administração da Dataprev de julho de 2020 a janeiro de 2023, onde também foi Presidente, de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2020, responsável por ações de transformação digital de processos beneficiando 35 milhões de pessoas. Também foi Conselheira de Administração da JHSF Participações S.A. e da Padtec Holding, Conselheira Consultiva na ZUP IT INNOVATION, membro do Comitê Estratégia da Oesia Grupo e membro do Conselho de Administração da LIQ S.A. Possui sólida experiência na área de tecnologia da informação, implementação de modelos de negócios digitais e em telecomunicações. Por 22 anos fez parte da liderança do Grupo Telefônica/VIVO responsável pela transformação digital dos negócios. Como Chief Information Officer da VIVO, foi eleita por 3 vezes executiva de TI do Ano pela Informática Hoje e IT Midia. Graduada em Processamento de Dados – Escola Baiana de Processamento de Dados (1985); Pós-graduação em Engenharia de Software – Universidade Federal da Bahia (1994); Master em Gestão Empresarial – Fundação Dom Cabral (2000); Gestão de Pessoas – Universidade de São Paulo (2001); MBA em Gestão Empresarial – Fundação Getúlio Vargas (2002); IESE Business School – Universidad de Navarra – Advanced Management Program (2002); MBA em Governança de TI – Instituto de Pesquisas Tecnológicas/USP (2007); Governança Corporativa, Conselho de Administração – IBGC (2016).
Andréa Cristina de Lima Rolim
Membro independente
Data de Nascimento: 05/10/1968
Data da primeira eleição: 18/04/2024
Membro independente do Conselho de Administração da Lojas Renner S.A. desde abril de 2024 e, atualmente, membro do Comitê de Pessoas e Nomeação. É membro do Conselho Consultivo do Grupo Fleury desde maio de 2023, onde também atuou como membro do Conselho de Administração de maio de 2021 a maio de 2023. Foi Diretora Presidente da Kimberly Clark Brasil de 2020 a 2023. Foi Presidente da GSK Consumo de 2017 a 2020. Atuou como General Manager Brasil da Yum! Brands de 2012 a 2017. No Grupo Pão de Açúcar atuou como Business Director de 2010 a 2012. Também trabalhou na Unilever como Personal Care Vice President de 1993 a 2010. Graduada em Economia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1992. Concluiu o programa avançado sobre Governança Corporativa e Mercados de Capitais, seguido por um ano de mentoria por meio de uma parceria entre o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e o WCD em 2023. Em 2019 participou do Programa de Liderança Feminina INSEAD e em 2014 do Programa Executivo da Universidade Columbia sobre Perspectivas de Crescimento da América Latina.
Diretoria

Os Diretores da Lojas Renner são os seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

Segundo o Estatuto Social da Lojas Renner, a Diretoria, cujos membros serão eleitos e destituíveis a qualquer tempo pelo Conselho de Administração, será composta de 4 a 10 Diretores, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Administrativo e Financeiro, um Diretor de Relações com Investidores e os demais como Diretores, com a designação a ser definida pelo Conselho de Administração em ata quando da eleição da Diretoria, todos com prazo de mandato de 2 anos, permitida a reeleição. O Conselho de Administração designará um dos Diretores da Companhia para a função de Diretor de Relações com Investidores.

A investidura nos cargos far-se-á por termo lavrado em livro próprio, assinado pelo administrador empossado, que deve contemplar sua sujeição à cláusula compromissória referida no Estatuto Social da Companhia e sua anuência ao Regulamento do Novo Mercado, dispensada qualquer garantia de gestão e condicionada à subscrição do Código de Conduta da Companhia e do Regimento Interno da Diretoria, bem como a declaração de que trata a Resolução CVM nº 44/2021.

A Diretoria tem todos os poderes para praticar os atos necessários ao funcionamento regular da Companhia e à consecução do objeto social, por mais especiais que sejam, inclusive para alienar e onerar bens do ativo permanente, renunciar a direitos, transigir e acordar, observadas as disposições legais ou estatutárias pertinentes. Cada Diretor tem dever de assistir e auxiliar o Diretor Presidente na administração dos negócios da Companhia e exercer as atividades referentes às funções que lhes tenham sido atribuídas pelo Conselho de Administração.

A Diretoria conta Comitês de Gestão, que contribuem para o aprofundamento de discussões de temas estratégicos e auxiliam a tomada de decisão. Os Comitês de Gestão incluem: Comitê de Prevenção de Perdas, Comitê de Real State, Comitê de Ética Empresarial, Comitê Executivo, Comitê de Riscos Cibernéticos e Comitê de Divulgação.

Fabio Adegas Faccio
Diretor Presidente
Data de Nascimento: 23/05/1972
Data da primeira eleição: 18/04/2019
Eleito Diretor Presidente em 18 de abril de 2019. Foi Diretor de Produto de abril de 2017 a 18 de abril de 2019, tendo sido Diretor de Operações de agosto de 2015 a abril de 2017. Iniciou na Renner em janeiro de 1999 como Trainee, assumindo posteriormente o cargo de Gerente de Loja em unidades no Rio de Janeiro e São Paulo. Em janeiro de 2002 assumiu a Gerência Regional de parte do Estado de SP e posteriormente dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, de março de 2008 a setembro de 2014 foi Gerente Geral de Lojas, responsável por 04 Regiões, assumindo posteriormente a Diretoria (não estatutária) de Lojas. Antes da Renner, trabalhou na Fasica Construtores Associados entre 1988 e 1998, tendo se tornado Gerente Administrativo-Financeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP. MBA em Varejo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).
Regina Frederico Durante
Diretora de Gente e Sustentabilidade
Data de Nascimento: 05/08/1976
Data da primeira eleição: 29/04/2021
Eleita Diretora de Gente e Desenvolvimento em 29 de abril de 2021, tendo seu cargo passado a ser designado Diretora de Gente e Sustentabilidade a partir de maio de 2021. Iniciou sua trajetória em negócios na HP Brasil e depois migrou para a área de RH onde vivenciou diferentes áreas e liderou times em empresas do mercado financeiro como Orbitall, Banco Santander Banespa, Brasilprev e Serasa Experian. Em 2012, passou a atuar na consultoria Korn Ferry International onde permaneceu por seis anos liderando as práticas de Leadership & Talent Consulting para as verticais de varejo, bens de consumo e indústria em geral, inclusive tendo sido consultora da Renner por quatro anos antes da sua entrada como executiva da Companhia, em 2018. Graduada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP, com pós-graduação em gestão de negócios pela Fundação Santo André e MBA pelo Ibmec-SP, além de cursos em transformação digital pela Berkeley College.
Fabiana Silva Taccola
Diretora de Operações
Data de Nascimento: 25/06/1968
Data da primeira eleição: 19/06/2018
Eleita diretora em 19 de junho de 2018, sendo que, em 19 de setembro de 2018, assumiu a Diretoria de Operações. Iniciou na Companhia, em julho de 2012, como Gerente Geral de Produtos Financeiros, tendo sido eleita Diretora (não estatutária) de Produtos Financeiros em agosto de 2014, sendo a responsável pelas áreas de produto, operações e venda de produtos financeiros, pelo planejamento estratégico de médio e longo prazos e aprimoramento dos produtos private label, cartão de crédito e seguros. Foi uma das responsáveis pela constituição da Realize Crédito, Financiamento e Investimento S.A. (“Realize CFI”), instituição financeira que apoia o negócio de varejo da Renner, através da gestão dos produtos financeiros oferecidos, sendo Diretora desde dezembro de 2016. Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie de São Paulo, em 1989.
Daniel Martins dos Santos
Diretor Administrativo e Financeiro e DRI
Data de Nascimento: 20/05/1975
Data da primeira eleição: 20/01/2022
Eleito Diretor Administrativo e Financeiro e de Relações com Investidores em 20 de janeiro de 2022, com mandato a partir de 24 de janeiro de 2022. Possui experiência de mais de 20 anos em finanças na Unilever, impulsionando desempenho e transformação de valor em diferentes processos de negócios (Marketing, Vendas e Supply Chain) no Brasil, Espanha e Suíça. Foi Vice-Presidente Financeiro na Unilever Americas Supply Chain Company na Suíça, CFO da Unilever Espanha, Diretor Financeiro de Desenvolvimento ao Cliente (Vendas) e de Alimentos na Unilever Brasil, além de ter ocupado outros diversos cargos na área financeira na Unilever Brasil. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1996), com MBA em Administração de Empresas pela University of Michigan – Ross Business School (2004), além do curso para Conselheiros de Administração do IBGC SP (2021).
Henry Costa
Diretor de Produto
Data de Nascimento: 29/07/1974
Data da primeira eleição: 18/04/2019
Eleito Diretor de Produto em 18 de abril de 2019. Iniciou na Lojas Renner como trainee, em abril de 1998, tendo atuado, posteriormente, como Gerente de Produto do masculino. Em 2001, tornou-se o Controller Comercial da área de Compras, sendo responsável pela parte de planejamento comercial, processos e sistemas. Neste período, liderou o processo de implementação do Oracle Retail naempresa. Em 2010, assumiu a Gerência Geral de Compras, atuando nas áreas de planejamento e produto. Em 2014, foi promovido a Diretor de Produto II (masculinos, infantis, calçados, acessórios femininos e beleza) e, em julho de 2018, trocou para Diretoria de Produto I (femininos, acessórios femininos e lingerie). Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RS em 1997. MBA em Varejo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).
Alessandro Santiago Pomar
Diretor de Tecnologia, Dados e CSC
Data de Nascimento: 17/06/1973
Data da primeira eleição: 18/04/2024
Eleito Diretor de Tecnologia, Dados e CSC em 18 de abril de 2024. Iniciou na Companhia em maio de 2019 como Diretor de Tecnologia (CIO). Possui experiência de mais de 30 anos em Tecnologia da Informação, tendo atuado por 23 anos na indústria de Telecom, com passagem pela Oi S.A. (Diretor de Transformação de TI) e Telefônica S.A. (Diretor de Arquitetura, Digital, Inovação, Desenvolvimento, Infraestrutura e Operações). Foi responsável pela estruturação de novas áreas, produtos e serviços, liderou a definição e lançamento de novas operações e plataformas, bem como participou de processos de aquisição, fusões e expansões das empresas de Telecomunicações no Brasil. Conduziu diversos programas de transformação tecnológica, digital, modelos operativos e de captura de sinergias ao longo de sua vivência profissional. Graduado em Análise de Sistemas pela UCPel (1994), com MBA em Gestão de Telecomunicações FGV/SP (2000), PMD em Gestão Empresarial pela IESE Business School (2004), PMD em Gestão e Liderança pela Fundação Dom Cabral (2010) e participou do Programa Executivo da Singularity University Brasil em Tecnologias Exponenciais e Desafios Globais (2020).
Conselho fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa da Companhia. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos administradores e analisar as demonstrações financeiras, emitindo seu parecer aos acionistas.

O Conselho Fiscal da Lojas Renner é de funcionamento permanente com os poderes e atribuições a ele conferidos por lei. O Conselho será composto de 3 (três) a 5 (cinco) membros efetivos e suplentes em igual número, quantidade esta a ser definida em Assembleia Geral, acionistas ou não, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral. Os membros do Conselho Fiscal terão o mandato unificado de 1 (um) ano, podendo ser reeleitos.

A eleição da maioria dos membros do Conselho Fiscal e respectivos suplentes deve ser efetuada pela maioria absoluta dos acionistas presentes na Assembleia Geral Ordinária. Os demais acionistas elegerão os membros remanescentes, bem como seus suplentes.

Ocorrendo a vacância do cargo de membro do Conselho Fiscal, o respectivo suplente ocupará seu lugar e na próxima Assembleia Geral da Companhia, esta elegerá um suplente para completar o mandato. Não havendo suplente, a Assembleia Geral será convocada para proceder à eleição de membro para o cargo vago.

A investidura nos cargos far-se-á mediante a assinatura de termo de posse, lavrado no livro de atas das reuniões do Conselho Fiscal, que deve contemplar a sujeição do membro à cláusula compromissória referida no Estatuto Social da Companhia e a anuência ao Regulamento do Novo Mercado da B3, condicionada à subscrição do Código de Conduta da Companhia e do Regimento Interno do Conselho Fiscal.

O Conselho Fiscal não pode ter membros que façam parte do Conselho de Administração, da Diretoria ou do quadro de colaboradores de empresa do grupo da Lojas Renner, tampouco um cônjuge ou parente dos administradores.

O Conselho Fiscal reunir-se-á, nos termos da lei, sempre que necessário e analisará, ao menos trimestralmente, as demonstrações financeiras.

Joarez José Piccinini
Presidente Efetivo do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 03/09/1960
Data da primeira eleição: 18/04/2019
Presidente do Conselho Fiscal da Lojas Renner desde 18 de abril de 2019. Desde 2009 na Randoncorp, atua como Diretor Superintendente da Vertical de Serviços Financeiros e Digitais, que compreende as unidades Randon Consórcios, Randon Seguros, Banco Randon e a Randon Venture Capital. É Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Randoncorp. E Presidente do Conselho Deliberativo da RandonPrev. Com mais de 30 anos de atuação no mercado financeiro brasileiro, com passagens pelos Bancos BankBoston, Sogeral e Maisonnave e com larga experiência no mercado financeiro internacional, sendo 10 anos de residência em Londres, (FleetBoston/ Bank of America e Votorantim). Enquanto residiu em Londres foi Conselheiro da Câmara de Comércio Brasil e Reino Unido. Atualmente é Diretor de Economia e Finanças e Conselheiro da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul. É membro do Conselho da AMCHAM RS. Graduado em Administração de Empresas, tem especialização em Economia, Mercado de Capitais e Derivativos realizadas no exterior, MBA em Marketing, pela ESPM e curso para Conselheiros de Administração, certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) de São Paulo.
Roberto Frota Decourt
Membro Efetivo do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 05/07/1972
Data da primeira eleição: 03/08/2020
Conselheiro Fiscal efetivo da Lojas Renner desde agosto de 2020, foi Conselheiro Fiscal suplente de abril de 2010 a julho de 2020. É sócio Diretor do Instituto Pantex de Pesquisa Ltda. desde 2001, trabalhando com consultoria e treinamento na área de gestão financeira e riscos. É membro efetivo do Conselho Fiscal da Zamp S.A. desde 2022. É membro efetivo do Conselho Fiscal da Coopersinos Saúde desde 2022. Foi membro do Conselho de Administração da Connectplug de 2018 a 2021. Foi membro efetivo do Conselho Fiscal da Metalúrgica Gerdau S.A. de 2007 a 2011 e 2014 a 2016. É professor de Mestrado e Doutorado na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), desde 2005. É professor de finanças sustentáveis da Fundação Dom Cabral desde 2023. Também possui certificação em ESG pelo CFA-UK e certificação de conselheiro fiscal pelo IBGC. Graduado em Administração de Empresas, Doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS) e Pós Doutor em Finanças pela Université Grenoble Alpes.
Paula Regina Goto
Membro Efetivo do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 18/03/1978
Data da primeira eleição: 18/04/2024
Conselheira Fiscal efetiva da Lojas Renner desde abril de 2024. É Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Banco do Brasil e Presidente do Conselho de Administração da Tupy desde maio de 2019. Foi Diretora de Planejamento da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil de 2010 a 2018. Foi também presidente do Conselho Fiscal da ANABBPREV Previdência Complementar. É membro da WCD – Women Corporate Directors e do Grupo Mulheres do Brasil. Especialização em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC, Graduação e MBA em Finanças pela AIEC, Aperfeiçoamento em Práticas de Gestão para Resultados Sustentáveis, Especialização em Gestão em Agronegócios pela Unyleya, Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina.
Roberto Zeller Branchi
Membro Suplente do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 22/09/1972
Data da primeira eleição: 29/04/2020
Conselheiro Fiscal suplente da Lojas Renner desde 29 de abril de 2020, foi Conselheiro Fiscal suplente da Lojas Renner de abril de 2016 a abril de 2019. É sócio da Ardenas Partners, foi Controller da CRP Companhia de Participações e CFO da Rexnord Correntes Ltda., além de ter trabalhado como Gerente Sênior da PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes. Conselheiro Fiscal Titular do Grupo Tramontina (Tramontina Farroupilha S/A, Tramontina Eletrik S/A e Tramontina Madeiras S/A) e Presidente do Conselho Fiscal do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF/RS e da DU99 (entidade de impacto social sem fins lucrativos). É professor em diversos MBA’s e Especializações. Membro da Comissão Permanente de Estudos Societários - COPES da FEDERASUL. Associado ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC e ao Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF/RS. Investidor da WOW Aceleradora e Mentor de Startups. Graduado em Ciências Contábeis, em 1999, PósGraduado em Controladoria de Gestão, em 2001 e Mestre em Economia, em 2011, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Vanderlei Dominguez da Rosa
Membro Suplente do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 09/09/1963
Data da primeira eleição: 21/10/2020
Conselheiro Fiscal suplente da Lojas Renner desde 21 de outubro de 2020. É Conselheiro Fiscal titular de: Odontoprev S.A., desde abril de 2007; Weg S.A. desde abril de 2014; Equatorial Energia S.A., da Equatorial Pará Distribuidora De Energia S.A. e da Equatorial Maranhão Distribuidora De Energia S.A. desde abril de 2015; Valid Soluções S.A. desde abril de 2016; Triunfo Part. e Investimentos S.A. desde abril de 2018; Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica desde julho de 2021; Centro de Imagem Diagnósticos S.A. desde agosto de 2022. Foi Conselheiro Fiscal da Marcopolo S.A., da Ideiasnet S.A., da Tecnisa S.A., da Cosan S.A., entre outras. Foi SócioGerente da empresa HB Audit - Auditores Independentes, sucessora de Handel, Bittencourt & Cia. - Auditores Independentes, no período de fevereiro de 1994 até junho de 2016, tendo atuado na empresa por 28 anos (desde 1988) e foi responsável técnico perante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Graduado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (janeiro de 1990).
Adriana Conde Fernandes Gomes
Membro Suplente do Conselho Fiscal
Data de Nascimento: 16/12/1977
Data da primeira eleição: 18/04/2024
Conselheira Fiscal suplente da Lojas Renner desde abril de 2024. Membro do Conselho Deliberativo da Water Is Life (ONG). Foi Presidente do Conselho Deliberativo da Iv Ventures de 2021 a 2022. Também foi membro dos Conselhos Consultivos do Exchange do Bem de 2020 a 2022, e do OnYou, de 2019 a 2020. Foi Diretora Executiva Estatutária do Banco BV de 2019 a 2022. Durante este período, foi responsável pelas áreas de Dados, Marketing, Canais Digitais, Ouvidoria, Atendimento, Cobrança e Operações. Também exerceu os cargos de Diretora de Marketing Brasil e America Latina da Uber, Diretora de Marketing e Ecommerce da Latam Airlines, Diretora de Marketing e Produtos da Liberty Seguros, Lead de Marketin da Monsanto (Bayer) e Diretora de Marketing da Nokia. Graduada em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com MBA em Propaganda e Marketing pelo ESPM.
Comitê de Pessoas e Nomeação
Comitê de Sustentabilidade
Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos
Comitê Estratégico